Escherichia coli - Definição


Definição de Escherichia coli

Escherichia coli, chamada também de E.Coli ou cocobacilo, é uma bactéria presente de maneira natural no tubo digestivo do ser humano e de diversos animais. Ela é geralmente não patogênica, ou seja, não responsável por infecções, mas pode se tornar perigosa sob algumas condições.

Na maior parte dos casos, alguns agentes causam problemas intestinais como diarreias, mas a E. Coli pode também colonizar outros órgãos, especialmente as vias urinárias nas mulheres, sendo a causa da maior parte das cistites por passagem das bactérias das fezes expelidas no ânus para o períneo e os órgãos genitais. A Escherichia coli é geralmente bem sensível aos antibióticos, que curam a infecção sem sequelas. Mais raramente, infecções generalizadas ou meningite são igualmente possíveis.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 21 de maio de 2018 às 15:39 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Escherichia coli - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Eritropoetina - Definição
Estômago (anatomia) - Definição