Pernas arqueadas - Definição

Definição de pernas arqueadas

As pernas arqueadas, ou genuvaro, corresponde à posição das pernas em forma de arco, dando um aspecto que se parece com um chifre. No nascimento, as crianças possuem as pernas arqueadas, mas a postura se restabelece sozinha durante o crescimento, após os dois anos geralmente. Algumas vezes, no entanto, os membros permanecem deformados e o uso de solas ortopédicas nas crianças permitem corrigir em parte a posição normal dos joelhos.

Nos adultos, o genuvaro é uma patologia adquirida e mais comum em pessoas com sobrepeso. O desenvolvimento da artrose do joelho, também chamada de gonartrose, especialmente na parte interna entre a tíbia e o fêmur, é consequência desta postura. Uma intervenção cirúrgica pode ser considerada nos adultos, denominada osteotomia de realinhamento, onde uma parte do osso é retirada ou um calço adicionado para compensar a lacuna.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Pernas arqueadas - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade