Dúvidas frequentes sobre o teste do olhinho

O teste do olhinho, oficialmente denominado teste do reflexo vermelho, é um exame que serve para detectar problemas de visão em um bebê. O teste do olhinho é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Qual a importância do exame?

O teste do olhinho é um exame crucial e deve ser realizado ainda na primeira semana de vida do bebê. Ele serve para detectar possíveis problemas de visão, como glaucoma, estrabismo ou catarata congênita, e aumentar as possibilidades de tratamento. O exame deve ser feito por todas as crianças, mas é ainda mais fundamental para aquelas nascidas com microcefalia provocada pelo vírus zika, fortemente associado a distúrbios de visão.

Como é feito o teste do olhinho?

O teste do olhinho é um exame muito simples, indolor e rápido e deve ser feito por um pediatria. Um aparelho que emite luz é apontado para os olhos do bebê. Em caso de exame normal, a luz é refletida nas cores vermelha, laranja ou amarela. Já se a luz estiver mais esbranquiçada, é sinal de que algum problema pode estar ocorrendo e é preciso investigá-los.

Quando o exame deve ser feito?

O teste do olhinho deve ser feito na primeira semana de vida do bebê, de preferência ainda na maternidade. Na sequência, o teste precisa ser repetido aos 4, 6, 12 e 24 meses. Além disso, é aconselhável uma visita a um oftalmologista quando a criança completar 3 anos para garantir que não há nenhum risco à visão.

O que fazer quando o resultado do teste estiver alterado?

Quando o teste do olhinho, a qualquer tempo, trouxer um resultado fora da normalidade, a primeira conduta dos pais deve ser levar a criança a um oftalmologista para a realização de exames mais aprofundados e a definição do diagnóstico. Além disso, os pais devem estar atentos no dia a dia a pequenos sinais que possam indicar que o bebê tem um problema de visão, como não seguir com o olhar luzes e objetos à sua frente.

Foto: © Leung Cho Pan - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Dúvidas frequentes sobre o teste do olhinho', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade