Virose: sintomas e tratamento

Saiba mais informações sobre as viroses, seus sintomas e formas de tratamento.

Definição

As viroses são definidas como qualquer doença provocada por um vírus. Se for levado ao pé da letra, a Aids e a poliomielite podem ser enquadradas como viroses. No entanto, o sentido mais comum do termo diz respeito a doenças simples causadas por vírus, como doenças respiratórias, cutâneas e gastrointestinais.

Sintomas da virose

Como dito, diversas doenças podem ser consideradas como viroses já que para isso precisam apenas ser causadas por um vírus. Vamos tratar aqui das viroses respiratórias. Os resfriados são as viroses respiratórias mais comuns e são causadas por mais de 200 tipos de vírus. Seus principais sintomas são coriza, nariz entupido, dor de garganta e febre moderada. Já a gripe provoca os mesmos sintomas, mas a febre é mais alta e as complicações podem ser mais graves.

Virose gastrointestinal

O vírus mais comum que afeta o sistema gastrointestinal é o rotavírus. Seus sintomas são diarreia, vômitos, febre, tosse com coriza e desidratação. Nos quadros leves, a doença desaparece em alguns dias. Já nas situações mais graves, a infecção por rotavírus exige internação do paciente para tratamento.

Diagnóstico

O diagnóstico da virose é feito por um médico a partir da análise dos primeiros sintomas da doença. Alguns exames podem ser recomendados pelo especialista consultado quando há suspeita de quadros mais graves, como uma pneumonia viral.

Tratamento

O tratamento é baseado, em primeiro lugar, na doença diagnosticada. A partir da determinação da virose em questão, o tratamento deve se ajustar à gravidade do quadro. Para resfriados, por exemplo, o mais comum é usar moderadamente medicamentos para alívio dos sintomas pois a doença tende a desaparecer em até cinco dias. Já o rotavírus e outras doenças que envolvam diarreia exigem especial atenção para a reidratação do paciente, principalmente crianças e idosos. Em alguns casos, a internação pode ser necessária.

Prevenção

Diversas viroses podem ser prevenidas através do uso de vacinas. Entre elas estão a gripe, o sarampo, o rotavírus, a caxumba e a rubéola. Além disso, algumas medidas de higiene, como lavar as mãos regularmente, colocar as mãos na frente do rosto ao tossir e espirrar e lavar bem alimentos que serão consumidos crus, evitam uma série de doenças virais.

Foto: © Ljupco Smokovski - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Virose: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade