Velija®: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Velija® é o nome comercial de um medicamento indicado para o tratamento da depressão cujo princípio ativo é o cloridrato de duloxetina. O remédio é encontrado em cápsulas de 30 e 60 miligramas e só pode ser comprado mediante apresentação de receita médica.

Para que serve (indicação)

O Velija® é indicado para o tratamento da depressão e do transtorno de ansiedade generalizada. Além disso, ele também pode ser utilizado para tratar dor neuropática diabética, fibromialgia, dor lombar crônica e dores ligadas à osteoartrite do joelho.

Como tomar (posologia)

Para o tratamento da depressão e ansiedade, a orientação geral é do uso de 60 mg por dia em uma dose. Em alguns pacientes, no entanto, o tratamento pode ser iniciado com 30 mg na primeira semana. Pessoas com comprometimento dos rins ou fígado devem utilizar doses reduzidas. Em tratamentos de longo prazo, o mais indicado é o uso de 60 mg diários.

Efeitos colaterais

Como todo antidepressivo, Velija® está associado a muitos efeitos colaterais. Os mais comuns, que ocorrem em mais de 10% dos pacientes, são boca seca, náusea e dor de cabeça. Também há as reações comuns (de 1% a 10% de incidência): palpitação, zumbidos, visão borrada, constipação, diarreia, vômito, dor abdominal, gases, fadiga, aumento da pressão, diminuição do apetite, rigidez e espasmos musculares, tontura, distúrbios do sono, tremores, formigamento, diminuição do desejo sexual, agitação, alteração da frequência urinária, disfunção erétil, retardo da ejaculação, dor de garganta, suores noturnos, coceira e vermelhidão da pele.

Contraindicações

Velija® é contraindicado para pessoas alérgicas a qualquer substância da fórmula e pacientes que estejam fazendo uso de remédios inibidores da monoaminoxidase. Além disso, gestantes, lactantes e menores de 18 anos não devem tomar Velija®.

Atenção: o uso de antidepressivos por conta própria é extremamente perigoso pois algumas interações medicamentosas podem provocar efeitos colaterais graves e colocar a vida do paciente em risco. Além disso, o uso de Velija® exige monitoramento contra o suicídio. Por isso, siga à risca todas as recomendações médicas.

Composição

Cada cápsula de Velija® contém o equivalente a 30 ou 60 mg de duloxetina mais excipientes (manitol, sacarose, amido, laurilsulfato de sódio, hipromelose, ftalato de hipromelose, álcool cetílico e dióxido de titânio). Além disso, a cápsula é composta por gelatina, metilparabeno, propilparabeno, corante amarelo de quinolina, amarelo crepúsculo e azul brilhante e dióxido de titânio).

Foto: © jedimaster - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Velija®: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.