Câncer do mediastino

Faça uma pergunta

Definição

Existem diversos tipos de câncer do mediastino. De fato, o mediastino é a parte do corpo situada no meio do tórax, entre os dois pulmões, com o esterno na frente, a coluna vertebral atrás, e o diafragma em baixo. Ele envolve, entre outros, uma parte do coração, do esôfago, da traqueia ou ainda o timo. O câncer do mediastino não é, portanto de um único tipo de um mesmo lugar e retiramos deste nome dos tumores do timo ou timomas, tumores germinais, linfomas de Hodgkin ou os linfomas não Hodgkin. Outros tumores do mediastino são benignos como alguns tipos de cistos, de teratomas ou de um adenoma paratiroidiano por exemplo. Por fim, o fato da presença de diversos gânglios neste nível, das localizações secundárias de câncer afetando outros órgãos podem afetar esses gânglios.

Manifestações

na maior parte do tempo, os cânceres do mediastino são assintomáticos. Às vezes, em caso de tumor de tamanho evoluído, uma síndrome mediastinal se manifesta: trata-se de sintomas secundários à pressão que exerce esse tumor sobre os diferentes órgãos situados à proximidade. Essas podem ser dificuldades respiratórias, transtornos de alimentação... Dores torácicas são igualmente possíveis.

Diagnóstico

em razão da frequente ausência dos sintomas, um câncer do mediastino é geralmente diagnosticado na ocasião de um exame realizado por outras razões, geralmente uma radiografia dos pulmões ou um scanner torácico. Outros exames serão portanto considerados, radio ou scanner se eles já não tiverem sido feitos, às vezes IRM. Uma mediastinoscopia permite uma exploração visual do mediastino e a realização de amostras se necessário. Em seguida, um exame de extensão, ou seja, um conjunto de exames permitirá procurar metástases, localizações secundárias do câncer, será realizado.

Tratamento

o tratamento depende da natureza do tumor e sua localização. Assim, no caso de um tumor do timo (ou timoma) a cirurgia será seguida por sessões de quimioterapia ou radioterapia. Quando se trata de um linfoma, procederemos geralmente à quimioterapia e depois a radioterapia. De uma maneira geral, o tratamento depende do estado de saúde global do paciente e dos resultados do exame de extensão.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde