Câncer da laringe

Faça uma pergunta

Definição

o câncer da laringe faz parte da categoria dos cânceres das vias aerodigestivas superiores que compartilham certo número de características comuns. Eles afetam principalmente os homens com mais de 50 anos, pois eles são favorecidos pelo consumo de álcool e tabaco que são mais comuns entre homens do que mulheres. Na laringe, esse câncer pode se localizar em diferentes locais: ele pode afetar essencialmente a epiglote, as cordas vocais ou a mucosa, parede interna da laringe.

Manifestações

as principais manifestações do câncer da laringe são:
  • Uma disfonia, ou seja, uma modificação da voz ou uma dificuldade da fala, de aparição progressiva e durável;
  • Uma sensação de incômodo na garganta;
  • Ás vezes dores na laringe;
  • Dificuldades de comer e engolir, chamadas de disfagia;
  • Mais raramente, dificuldades para respirar em um estado avançado;
  • Dor na orelha às vezes.

Esses sinais são inconstantes, e a disfonia é o sinal mais evocador, sobretudo no contexto de intoxicação etilo-tabágica, da fadiga, além de perdas de peso e apetite.

Diagnóstico

o diagnóstico do câncer da laringe se baseia sobre o exame da laringe com a ajuda de uma nasofribroscopia que permite a visualização direta da mesma e a descoberta eventual de uma lesão. Isso deve se beneficiar por uma amostra chamada de biopsia, que autoriza a análise da sua natureza. Habitualmente, um exame chamado de panendeoscopia realizado sob anestesia geral permite estudar no conjunto das vias aerodigestivas superiores, o fato da frequência de diversas localizações cancerígenas no contexto do álcool e do tabagismo. Se a natureza cancerígena for confirmada, um exame de extensão será feito, ou seja, a realização de diversos outros exames localizando a presença cancerígena tendo migrado para outros órgãos.

Tratamento

o tratamento do câncer da laringe dependerá, assim como para diversos cânceres, do seu estado evolutivo julgado sobre os resultados do exame de extensão. Classicamente, ele se baseia sobre uma quimioterapia permitindo reduzir o tamanho do tumor, e depois sobre uma retirada da zona cancerígena por cirurgia. Em paralelo uma radioterapia pode ser feita.

Prevenção

o principal elemento de prevenção permitirá evitar desenvolver um câncer da laringe e das VADS por extensão e de parar de consumir álcool e tabaco. É igualmente recomendado de se prevenir de substâncias químicas cancerígenas susceptíveis de serem inaladas usando uma máscara.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Câncer da laringe', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.