As estrias são um flagelo para muitas mulheres. Difíceis de serem tratadas, elas estão associadas a diversos fatores, como perda ou ganho de peso e uma gravidez. Conheça alguns métodos caseiros e profissionais capazes de diminuir e fazer desaparecer as estrias.
As estrias surgem no corpo da mulher (e também do homem) quando a pele é forçada a uma extensão que supera seus limites elásticos. Nesses casos, as fibras mais profundas de colágeno se quebram, formando estrias. O problema está associado à gravidez, a uma perda ou ganho rápido de peso, a alterações hormonais e ao crescimento durante a adolescência. Também pode ser causado por altas taxas de cortisol no sangue, registradas em pacientes com a Síndrome de Cushing ou fazendo tratamentos à base de cortisona.
As estrias são pequenas depressões na pele na forma de linhas ou tiras. No começo, sua coloração é arroxeada. Com o passar do tempo, ela se torna rosada e, por fim, branca. Normalmente, as estrias são encontradas nas coxas, quadril, glúteos e seios.
O principal é evitar os fatores como o ganho ou perda de peso muito acentuado e rápido e o uso de cremes à base de cortisona sem prescrição médica. Além disso, grávidas devem realizar massagens frequentes, especialmente nas pernas, para estimular a produção das fibras de colágeno e controlar a sua alimentação para não engordar mais do que o necessário durante a gestação.
Antes de iniciar qualquer tratamento contra as estrias, você deve ter em mente que é praticamente impossível desaparecer de maneira completa com todas as marcas. O objetivo é suavizá-las ao máximo, melhorando sua aparência e reduzindo o mal-estar que muitas mulheres sentem ao se verem no espelho com estrias.
Há inúmeros cremes antiestrias à venda em farmácias. Porém, você deve escolher aqueles que apresentam vitaminas A e E na composição, possuam ação anti-inflamatória e capacidade de hidratação da pele. Esses cremes devem ser aplicados duas vezes ao dia.
Clínicas estéticas oferecem uma série de procedimentos contra as estrias. As intervenções vão desde massagens modeladoras e tratamentos com laser até a projeção de cristais de alumínio sob a região (feito com anestesia local) e cirurgia plástica, realizada com anestesia geral. Não confie em centros estéticos e cirurgiões que prometam acabar com todas as suas estrias em pouquíssimo tempo.
Foto: © Artem Furman - 123RF.com