Como tratar as estrias

As estrias são um flagelo para muitas mulheres. Difíceis de serem tratadas, elas estão associadas a diversos fatores, como perda ou ganho de peso e uma gravidez. Conheça alguns métodos caseiros e profissionais capazes de diminuir e fazer desaparecer as estrias.

O que são as estrias

As estrias surgem no corpo da mulher (e também do homem) quando a pele é forçada a uma extensão que supera seus limites elásticos. Nesses casos, as fibras mais profundas de colágeno se quebram, formando estrias. O problema está associado à gravidez, a uma perda ou ganho rápido de peso, a alterações hormonais e ao crescimento durante a adolescência. Também pode ser causado por altas taxas de cortisol no sangue, registradas em pacientes com a Síndrome de Cushing ou fazendo tratamentos à base de cortisona.

Aparência e localização das estrias

As estrias são pequenas depressões na pele na forma de linhas ou tiras. No começo, sua coloração é arroxeada. Com o passar do tempo, ela se torna rosada e, por fim, branca. Normalmente, as estrias são encontradas nas coxas, quadril, glúteos e seios.

Prevenção das estrias

O principal é evitar os fatores como o ganho ou perda de peso muito acentuado e rápido e o uso de cremes à base de cortisona sem prescrição médica. Além disso, grávidas devem realizar massagens frequentes, especialmente nas pernas, para estimular a produção das fibras de colágeno e controlar a sua alimentação para não engordar mais do que o necessário durante a gestação.

Tratamento para estrias

Antes de iniciar qualquer tratamento contra as estrias, você deve ter em mente que é praticamente impossível desaparecer de maneira completa com todas as marcas. O objetivo é suavizá-las ao máximo, melhorando sua aparência e reduzindo o mal-estar que muitas mulheres sentem ao se verem no espelho com estrias.

Tratamento caseiro

Há inúmeros cremes antiestrias à venda em farmácias. Porém, você deve escolher aqueles que apresentam vitaminas A e E na composição, possuam ação anti-inflamatória e capacidade de hidratação da pele. Esses cremes devem ser aplicados duas vezes ao dia.

Tratamento profissional

Clínicas estéticas oferecem uma série de procedimentos contra as estrias. As intervenções vão desde massagens modeladoras e tratamentos com laser até a projeção de cristais de alumínio sob a região (feito com anestesia local) e cirurgia plástica, realizada com anestesia geral. Não confie em centros estéticos e cirurgiões que prometam acabar com todas as suas estrias em pouquíssimo tempo.

Foto: © Artem Furman - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como tratar as estrias', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade