O objetivo do tratamento da diabetes consiste em manter uma glucose sanguínea estável e a hemoglobina glicada (HbA1c), que indica a quantidade de açúcar no sangue, com resultado abaixo de 7%. O tratamento da diabetes varia de acordo com cada pessoa e o tipo de diabetes.
A diabetes do tipo 1, conhecida como diabetes insulinodependente, é tratada por uso de insulina. Inicialmente, mudanças de estilo de vida são muitas vezes suficientes para controlar a diabetes do tipo 2, antes que a doença tenha progredido e desde que não haja outras complicações. O tratamento da diabetes é continuamente adaptado, ao longo da doença, de acordo com a resposta de cada paciente.
Atividade física e alimentação saudável são importantes para o controle da diabetes. É recomendado ao diabético fazer, pelo menos, 30 minutos de exercício aeróbico, cinco vezes por semana. Atividade física regular pode ser caminhar, nadar, pedalar, entre outras. O controle e acompanhamento de fatores de risco, como peso, tabagismo, colesterol e consumo de álcool também são essenciais.
É preciso manter um peso saudável, monitorar a dieta, parar de fumar e reduzir o consumo do álcool. Hipertensão e hiperlipidemia (excesso de gordura no sangue) também devem receber tratamento o mais rápido possível. Outra medida preventiva importante é o monitoramento das condições da saúde dos pés do diabético, pois a circulação deficiente pode levar à infecção de ferimentos.
O tratamento médico da diabetes é feito com comprimidos orais e/ou através da aplicação da insulina.
Foto: © photosthai - Shutterstock.com