Tratamento para diabetes


O objetivo do tratamento da diabetes consiste em manter uma glucose sanguínea estável e a hemoglobina glicada (HbA1c), que indica a quantidade de açúcar no sangue, com resultado abaixo de 7%. O tratamento da diabetes varia de acordo com cada pessoa e o tipo de diabetes.

A diabetes do tipo 1, conhecida como diabetes insulinodependente, é tratada por uso de insulina. Inicialmente, mudanças de estilo de vida são muitas vezes suficientes para controlar a diabetes do tipo 2, antes que a doença tenha progredido e desde que não haja outras complicações. O tratamento da diabetes é continuamente adaptado, ao longo da doença, de acordo com a resposta de cada paciente.

Mudanças de estilo de vida para controlar a diabetes

Atividade física e alimentação saudável são importantes para o controle da diabetes. É recomendado ao diabético fazer, pelo menos, 30 minutos de exercício aeróbico, cinco vezes por semana. Atividade física regular pode ser caminhar, nadar, pedalar, entre outras. O controle e acompanhamento de fatores de risco, como peso, tabagismo, colesterol e consumo de álcool também são essenciais.

É preciso manter um peso saudável, monitorar a dieta, parar de fumar e reduzir o consumo do álcool. Hipertensão e hiperlipidemia (excesso de gordura no sangue) também devem receber tratamento o mais rápido possível. Outra medida preventiva importante é o monitoramento das condições da saúde dos pés do diabético, pois a circulação deficiente pode levar à infecção de ferimentos.

Medicamentos para diabetes

O tratamento médico da diabetes é feito com comprimidos orais e/ou através da aplicação da insulina.

Foto: © photosthai - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Tratamento para diabetes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade