Doença de Raynaud


Definição

a doença de Raynaud é uma doença que afeta geralmente a mulher jovem cujo modo de surgimento não é atualmente explicado. Trata-se de um problema crônico com sintomas causados por uma interrupção brutal, mas reversível do fluxo sanguíneo das extremidades do corpo. As partes afetadas se tornam de início brancas e frias, durante alguns minutos. Depois a cor se torna azul (cianose) e dores aparecem antes que a circulação seja reestabelecida espontaneamente com dedos sempre doloridos, até insensíveis, inchados e vermelhos. As extremidades mais frequentemente afetadas são os dedos das mãos e dos pés, mas também o nariz e os lóbulos das orelhas. Quando esses eventos ocorrem na sequência de uma causa identificada , é chamado de síndrome de Raynaud.. Por outro lado, se nenhuma causa não é formalmente encontrada, falamos de doença de Raynaud. Esse fenômeno é geralmente causado por uma exposição ao frio.

Manifestações

os sintomas da doença de Raynaud afetando as extremidades são os seguintes:
  • Mudança de cor da pele, que passa na sua forma típica do branco ao azul, e depois ao vermelho;
  • Dores;
  • Dormência ou formigamentos ou até uma perda de sensibilidade;
  • O conjunto desses transtornos é reversível.

Diagnóstico

para diagnosticar a doença de Raynaud, as causas de síndrome de Raynaud devem ser eliminadas pelo exame clínico e de eventuais exames complementares. Testes sanguíneos serão considerados além de uma eventual capilaroscopia, exame que permite o estudo dos casos capilares da pele.

Tratamento

para tratar o surgimento de uma crise" da doença de Raynaud
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Doença de Raynaud', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Doença de Pick
Doença de Sever