Muitas pessoas mudam de personalidade quando bebem. Umas ficam mais amáveis, outras arrumam briga. Diferentemente das demais, outras mantêm as características de quando estão sóbrias. Pesquisa coordenada por psicólogos da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, determinou os quatro arquétipos da embriaguez, baseado em quatro figuras célebres.
Os pesquisadores conseguiram determinar quatro tipos de bêbados de acordo com o comportamento que essas pessoas adotam durante os momentos de embriaguez. Cada tipo foi representado por uma figura célebre, real ou fictícia, que encarna o comportamento descrito.
O escritor, autor de 'O Velho e o Mar' e 'Quando os Sinos Dobram', garantia que não ficava bêbado independentemente da quantidade de álcool que ingeria. Por conta disso, nesse grupo estão as pessoas que não apresentam mudança substancial de comportamento quando bebem. Ao todo, 40% dos pesquisados se enquadraram nesse tipo de bêbado.
A outra personalidade do Dr. Jekyll do livro 'O Médico e o Monstro', de Robert Louis Stevenson, é o representante daqueles que se tornam, nas palavras dos pesquisadores estadunidenses, "menos responsáveis, menos inteligentes e mais hostis sob influência do álcool". Cerca de 22% dos participantes da pesquisa foi identificado com esse grupo. São os mais propensos a apresentar perdas de memória por conta da bebida.
O personagem já encarnado nos cinemas por Jerry Lewis e Eddie Murphy, que se torna mais extrovertido após ser exposto a reagentes químicos, representa as pessoas que são tímidas quando estão sóbrias e ficam mais soltas que o normal após beber. Essa definição se encaixa em 19% dos casos de pessoas embriagadas.
A babá superotimista da produção homônima é a representante dos 14% das pessoas que apresentam comportamento mais feliz e agradável quando estão sob efeito de álcool.
A pesquisa da Universidade do Missouri ouviu 374 universitários com 18 anos, em média. Eles deviam avaliar sua personalidade e dos seus amigos quando estão sóbrios e embriagados em cinco quesitos: extroversão, afabilidade, consciência, estabilidade emocional e intelecto.
Foto: © Jan Mika - Shutterstock.com