cuidados paliativos são um dispositivo muito contemporâneo que garante um tratamento de cuidados ativos, mas também o acompanhamento de um paciente e do seu ambiente na doença. Os cuidados paliativos não visam curar, mas se limitam a amenizar os sintomas e acompanham os paciente no fim da vida em meio hospitalar, mas eles são igualmente possíveis em domicílio. Os cuidados paliativos agem quando não existe nenhuma esperança de cura para o paciente. O seu objetivo é garantir que o paciente tenha a melhor qualidade de vida possível para terminar seus dias com dignidade. Eles associam um tratamento dos sintomas dolorosos, cuidados de conforto, além de um apoio psicológico do paciente mas também da sua família próxima. Os desejos do paciente e sua família devem ser ouvidos e colocados em prática sempre que possível. Em função da patologia e das modalidades terapêuticas necessárias, os cuidados paliativos podem ser feitos nos serviços hospitalares, estruturas especializadas, ou a domicílio.
determinar se o paciente precisa ou não de cuidados paliativos segue uma decisão fazendo agir o corpo médico, os paramédicos como os enfermeiros, e a família ou até o paciente.
A quem eles se aplicam? Os pacientes que podem beneficiar de cuidados paliativos são aqueles cujo estado de saúdo está extremamente alterado. As pessoas principalmente afetadas são os pacientes:
graças aos cuidados paliativos, as equipes médicas possuem hoje a possibilidade e sobretudo o dever de melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados. Para isso: