Espinha bífida

Definição

a espinha bífida é uma má formação congenital que aparece desde os estágios embrionários. Ela consiste em uma má formação óssea em forma de uma fissura da parte posterior da coluna vertebral, proveniente de um defeito de ossificação das vértebras. A medula espinhal, que passa através da coluna vertebral, faz uma saliência através desse espaço e não é funcional. Existem duas formas de espinha bífida: a espinha bífida oculta é uma forma benigna e muito comum que não é responsável por nenhum sintoma. A espinha bífida aperta, classicamente chamada de espinha bífida (mais curto) representa a forma mais grave da doença. Geralmente, outras anomalias coexistem, seja no cérebro ou outras partes da medula espinhal.

Manifestações

os sintomas provocados pela espinha bífida dependem da altura do problema. Geralmente, observamos:

  • Uma má formação na coluna vertebral, visível em forma de uma massa vermelha coberta de pele, às vezes ao ar livre desde o nascimento;
  • Uma paralisia situada mais ou menos alta:

o Poucos problemas motores se a lesão for muito baixa no nível das vértebras sacras;
o Problemas motores relativos aos membros inferiores se o problema for situado sobre as vértebras lombares;
o Problemas motores maiores dos membros inferiores com a impossibilidade de caminhar em casos de problemas sobre as vértebras dorsais;
o Problemas de sensibilidade nas zonas normalmente inervadas pelos nervos situados abaixo do problema;
o Problemas urinários e digestivos, como incontinência ou problemas de trânsito com constipação;
o Problemas genitais com problemas de ereção e ejaculação no homem.
A espinha bífida é geralmente associada a outras anomalias, principalmente a hidrocefalia: um excesso de líquido cefalo-raquidiano no cérebro, em relação ao seu escoamento normal. Essa hidrocefalia pode ser responsável por outros sintomas e evoluir para problemas mentais.

Diagnóstico

a espinha bífida é fácil de descobrir desde o nascimento na sua forma grave, espinha bífida aperta. Ela pode até ser detectada antes do nascimento durante ultrassonografias de acompanhamento da gravidez. Na sua forma oculta, não sendo responsável por nenhum outro sintoma, ela é geralmente descoberta sobre uma radiografia da coluna, e não requer nenhum tratamento. Exames tais como uma rádio da coluna vertebral, um scanner ou IRM permitirão estudar mais precisamente a importância da espinha bífida.

Tratamento

a espinha bífida se trata através de uma intervenção cirúrgica realizada desde o nascimento. Essa intervenção tem por objetivo fechar e reintroduzir no seu lugar normal as estruturas nervosas que saíram do lugar. Enquanto isso, os nervos afetados não podem ser curados. Em caso de hidrocefalia, uma derivação deve ser colocada em prática para permitir a evacuação do líquido cefalo-raquidiano em excesso. Em seguida, o tratamento consiste em educar as crianças para permitir uma autonomia máxima apesar da sua dificuldade. É geralmente necessário ter recursos de aparelhos, às vezes uma almofada rolante. No nível da incontinência urinária, os pais, e a criança, devem aprender a efetuar sondagens. Tratamentos lutando contra a constipação são associados. Essas soluções melhoram a qualidade de vida dos doentes. Tratamentos lutando contra a constipação são associados. Essas soluções melhoram a qualidade de vida dos doentes.

Prevenção

a prevenção da espinha bífida é possível. É importante que as mulheres possam prever sua gravidez e começar, pelo menos quatro semanas antes da possibilidade de engravidar, um tratamento por vitamina B9, igualmente chamado de ácido fólico. O consumo dessa vitamina tem como efeito diminuir os riscos de algumas más formações, e portanto a espinha bífida. O ácido fólico deve ser tomado em doses mais importantes para essas mulheres: as já tendo tido um filho afetado pela espinha bífida, as fumantes, mulheres que consomem álcool regularmente, ou as precisando de um tratamento contra a epilepsia.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Espinha bífida', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.