Efeitos dos smartphones sobre o sono

Ler em um smartphone ou tablet antes de dormir, particularmente na cama, traz consequências nefastas sobre a qualidade do sono. Isso se deve à luminosidade emitida pela tela dos aparelhos, o que perturba o relógio interno bloqueando a produção do hormônio melatonina, responsável por regular o ritmo circadiano.

Sono de baixa qualidade

As pessoas que leem em celulares ou tablets antes de dormir levam geralmente mais tempo para cair no sono, possuem ciclos de sono mais curtos e se sentem mais cansados durante o dia. Essas consequências se tornam ainda mais flagrantes caso a leitura tenha sido realizada no escuro pois nesse caso os olhos captam a luminosidade de modo mais intenso, principalmente se a tela estiver posicionada próxima ao rosto.

Consequências da falta de sono

Um tempo de sono mais curto ou noites de sono de baixa qualidade influenciam as atividades do dia a dia e podem causar graves consequências sobre a saúde a longo prazo. Durante o dia, a falta de sono provoca baixa concentração, perda de produtividade e atua sobre as emoções (sensibilidade, irritabilidade). A falta de sono pode também causar acidentes de trânsito. A longo prazo, a falta de sono pode provocar perturbações do metabolismo, além de ser considerada fator de risco para diabetes e obesidade.

Como dormir bem

Para dormir bem, é recomendável respeitar certas condições, como adotar horários regulares para deitar e levantar, uso de um bom colchão, evitar jantares pesados e realizar atividade física regular. Com relação à tela dos aparelhos, é aconselhável limitar sua utilização cerca de duas horas antes de dormir. Dê preferência para livros físicos ou aparelhos especiais para leitura, com luminosidade ajustável.

Foto: © Derek Hatfield - Sgutterstock.com.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Efeitos dos smartphones sobre o sono', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade