Vitaminas contra a queda de cabelo

A queda de cabelos, que pode ser um sintoma causado por estresse, má alimentação ou doenças, também pode ter origem na carência de determinadas vitaminas, que, ao serem repostas, podem ajudar a combater a queda de cabelos em excesso.

Vitamina A para os cabelos

A vitamina A é um antioxidante que auxilia na produção de óleo pelo couro cabeludo e pode ser obtido com a ingestão de cenoura, batata doce e bife de fígado.

Vitaminas do complexo B para a queda de cabelos

A vitamina B12 é uma ótima aliada no combate à queda de cabelo. Obtida em alimentos como peixes, carnes, ovos, queijo e leite, ela é melhor absorvida quando tomada com vitamina C, encontrada em alimentos cítricos. Além dela, as vitaminas B3 e B6 também ajudam na coloração do cabelo e criação de niacina, fundamental para uma circulação saudável. Banana, carnes, fígado, rim, vegetais verdes, cereais e ovos são ótimas fontes.

Vitamina C no combate à queda de cabelos

A vitamina C é um antioxidante natural que ajuda a manter o cabelo saudável. Além disso, ajuda na síntese de colágeno e é encontrada em diversas frutas, legumes e verduras.

Vitamina D para os cabelos

A vitamina D ajuda na criação de novos folículos pilosos, poros onde os fios de cabelo crescem. Ela também pode estimular os folículos pilosos dormentes, podendo evitar a calvície causada por folículos que entram em estado de dormência frequentemente. Alimentos como atum, salmão, leite, suco de laranja, leite de soja, cereais, carne de fígado, queijo e a gema do ovo são ricos em vitamina D.

Vitamina E contra a queda de cabelos

A vitamina E estimula a circulação no couro cabeludo e a regeneração celular, ambos necessários para o crescimento do cabelo. Ela pode ser obtida em cereais integrais, óleos vegetais e sementes, gema do ovo, fígado e na gordura que envolve a carne.

Foto: © Subbotina Anna - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Vitaminas contra a queda de cabelo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade