Doença de Huntington


Definição

o termo Coréia descreve manifestações de origem neurológica em forma de contrações espontâneas dos músculos gerando movimentos desordenados. A Coréia de Huntington chamada pela maioria das pessoas de doença de Huntington é um problema neurológico, raro, cuja transmissão é hereditária. Trata-se da destruição das células de algumas partes do cérebro, provocando uma atrofia progressiva inicialmente nas partes profundos do cérebro, mas se generalizando para o conjunto do cérebro. Ela afeta principalmente pessoas entre 35 e 50 anos. A doença se manifesta de maneira progressiva, através de movimentos anormais chamados de Coréia, e transtornos mentais além de uma deterioração das funções intelectuais. A longo prazo, a doença leva a morte.

Manifestações

os sintomas da Coréia de Huntington são de evolução progressiva:
  • Transtornos motores e uma falta de jeito dos movimentos;
  • Transtornos de personalidade;
  • Transtornos cognitivos e intelectuais;
  • Perda de memória;
  • Dificuldades de concentração.

Diagnóstico

para efetuar seu diagnóstico, o médico se baseia sobre os antecedentes familiares onde a doença é geralmente encontrada. Além disso, se refere aos sinais clínicos. O scanner ou IRM permitem reduzir o espectro das doenças suspeitadas e de descobrir as zonas de atrofia.

Tratamento

a Coréia de Huntington é uma doença sem cura. Os tratamentos que existem nos dias de hoje são puramente sintomáticos com neurolépticos que visam essencialmente facilitar a vida das pessoas afetadas, uma vez que esses medicamentos reduzem os movimentos musculares anormais. Um acompanhamento regular com cuidados por parte dos neurologistas, psicólogos e fisioterapeutas é necessário.

Prevenção

não existe nenhuma prevenção contra o surgimento da doença de Huntington. Os sintomas aparecem de maneira tardia, podendo ser transmitida às crianças sem que nem os pais saibam que eles têm a doença. É por isso que é possível proceder a um exame genético em caso de conhecimento dessa doença na família, com o diagnóstico sendo enquanto isso eticamente discutido pelo fato da doença não ter cura.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Doença de Huntington', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Constipação aguda
Cirrose