Óleo de coco: benefícios para o corpo

Faça uma pergunta
O óleo de coco vem fazendo muito sucesso na Europa e no Brasil por suas múltiplas propriedades. Atualmente, ele é usado tanto para consumo em uma dieta balanceada quanto para procedimentos estéticos naturais. Porém, esse primeiro aspecto já vem sendo discutido por pesquisadores e nutricionistas.


Composição do óleo de coco

O óleo de coco tem como grande característica ser um óleo praticamente puro. Ele não possui proteínas, colesterol, sódio, carboidratos ou vitaminas. Ao todo, 100 gramas de óleo de coco possuem 862 calorias.

Óleo de coco para cozinhar

O óleo de coco tem sido muito recomendado para cozinhar por ser mais saudável que outros óleos comuns. Essa ideia, no entanto, vem sendo combatida por associações médicas e cientistas, que apontam que sua alta concentração de gordura saturada o torna uma má escolha na hora de preparar frituras. Estudo da Associação Americana do Coração afirma que o óleo de coco é tão ruim para a saúde quanto a manteiga.

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco tem ganhado muitos adeptos por seus benefícios estéticos. O óleo de coco tem alta capacidade de hidratação da pele e pode ser passado em praticamente qualquer parte do corpo. Ele age em casos de pele ressecada, machucados e alergias. Deve-se aplicar o produto sobre a região desejada e deixá-lo agir por certo tempo. Por ser bastante espesso, é possível mantê-lo no corpo por muitas horas sem problemas.

Além da hidratação da pele, o óleo de coco pode ser utilizado nos pés para combater o mau cheiro, nas unhas para fortalecê-las e no rosto para eliminar a acne. Por fim, ele serve como removedor de maquiagem. Tais qualidades estão associadas às propriedades antibacterianas do óleo de coco.

Óleo de coco para queda do cabelo

O óleo de coco também pode ser utilizado para tratamentos capilares. Sua principal ação sobre os fios é evitar a queda de cabelo já que fortalece as raízes e hidrata os fios, não deixando que eles se tornem quebradiços e frágeis. Assim como em outras partes do corpo, o óleo de coco pode ser mantido atuando sobre o couro cabeludo por muitas horas. Diversas mulheres passam o produto antes de dormir e retiram apenas no banho do dia seguinte.

Óleo de coco em cápsulas

O óleo de coco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias em forma de cápsulas. Porém, suas formas mais comuns são em estado líquido ou pastoso. Para cozinhar e aplicação nos cabelos, prefira a forma pastosa. Para as demais propriedades, a forma líquida mais recomendada. No entanto, as duas servem aos dois propósitos.

Foto: © MaraZe - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também