A Doença de Chagas é uma condição que já afetou cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil. Causada pelo Trypanosoma cruzi, parasita encontrado em fezes de insetos, a doença também é conhecida como tripanossomíase americana e chaguismo.
Assim que for diagnosticada, a Doença de Chagas deve ser tratada imediatamente, com a morte do parasita causador, o que já ajuda a aliviar os seus sintomas. Na fase aguda da doença, alguns medicamentos podem ser prescritos por um especialista. Já na fase crônica, outros tratamentos podem ser necessários, dependendo dos sintomas apresentados pelo paciente, como problemas cardiovasculares ou digestivos.
O medicamento mais usado para tratar a doença de Chagas é a amiodarona, porém apenas um médico pode dizer qual é o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.
Se a Doença de Chagas evoluir da fase aguda para a fase crônica, problemas cardíacos e digestivos podem gerar insuficiência cardíaca, aumento do tamanho do esôfago e do cólon, cardiomiopatia e desnutrição, que demandam um tratamento diferente.
Controlar o aparecimento de insetos com inseticidas e evitar se alojar em habitações sem condições sanitárias ou próximas a áreas com muitos insetos são medidas que ajudam a prevenir a doença, que também pode ser transmitida por alimentos mal lavados. Por ora, ainda não há vacina para a Doença de Chagas.
Foto: © neryx - 123RF.com