Sintomas do câncer de estômago

Novembro 2017

O câncer de estômago é uma forma de tumor mais comum entre pessoas de idade avançada e que tem um prognóstico geralmente desfavorável ao paciente. A doença está associada a alguns fatores de risco, tais como gastrite crônica causada pela bactéria Heliobacter pylori, distúrbios alimentares, presença de pólipos estomacais e certas patologias como a doença de Biermer, responsável pela destruição progressiva das células da parede gástrica.


Sintomas do câncer de estômago

Os principais sintomas do câncer de estômago são dores abdominais, náuseas e vômitos. Essa falta de especificidade dos indícios da doença torna seu diagnóstico mais complicado. Fadiga crônica, perda de apetite e de peso são frequentes em estágios avançados da doença. Mais raramente, um quadro de hemorragia digestiva pode indicar um câncer do estômago.

Diagnóstico do câncer de estômago

O diagnóstico de câncer de estômago se faz graças a um exame endoscópico, a chamada gastroscopia. Esse teste permite constatar a extensão do tumor maligno e realizar uma biópsia que determine qual tipo de câncer afeta o paciente. Um exame de ultrassom do abdômen completa o diagnóstico especificando a extensão do tumor, ou seja, se existe uma adenopatia, gânglio linfático com volume aumentado pelo vazamento de células cancerígenas, e metástases afetando outros órgãos. Esse exame de extensão pode ser completado por outros exames em função dos sinais que fazem suspeitar de uma outra localização do tumor.

Tratamento do câncer de estômago

O tratamento de um câncer de estômago é cirúrgico e feito através de uma gastrectomia, ou seja, retirada parcial ou total do órgão, associado a uma curetagem ganglionar. A zona afetada pelo câncer é retirada e o restabelecimento da continuidade do aparelho digestivo é feito por técnica chamada de anastomose. A quimioterapia pode igualmente ser proposta enquanto a realização de radioterapia é mais rara. Um acompanhamento de perto do paciente é extremamente necessário após o tratamento.

Cura do câncer de estômago

O câncer de estômago, assim como as demais formas de câncer, pode ser curado por meio de tratamentos como a quimioterapia. No entanto, o prognóstico do câncer de estômago é altamente desfavorável ao paciente. O mais importante para garantir a sobrevida do paciente é o diagnóstico precoce da doença, o que eleva as chances de recuperação total.

Prevenção do câncer de estômago

Sabemos que diversos fatores de risco estão ligados ao câncer de estômago, particularmente uma alimentação muito rica em sal, peixes e carnes defumadas. Diminuir o consumo desses produtos e favorecer a ingestão de frutas e legumes no momento da refeição fazem parte da prevenção do câncer de estômago.

Foto: © Sebastian Kaulitzki - Shutterstock.com
Publicado por asevere. Última modificação: 15 de abril de 2016 às 16:06 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Sintomas do câncer de estômago', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.