Retorragia

Novembro 2017


Definição

a retorragia é uma hemorragia de origem digestiva, de sangue de cor vermelha que se evacua pelo ânus. Quando uma hemorragia de sangue escuro é exteriorizada pelo ânus, trata-se de sangue digerido: falamos de melena. Nos casos de uma retorragia, o sangue é de cor vermelha viva, pois ele não é digerido. Nestes casos, é importante discernir se o sangue está misturado às vezes ou se está separado. De maneira geral, quando o sangue é encontrado no interior das fezes, a origem é mais a favor de uma doença do cólon enquanto quando ele está separado, ou identificado sobre o papel higiênico, a origem é mais comumente terminal, suspeita de hemorragias. Uma retorragia requer uma consulta rápida com médico.

Manifestações

a retorragia se manifesta como a exteriorização de sangue vermelho pelo ânus. É um sintoma que é geralmente relatado pelo paciente, menos frequentemente objetivado pelo médico, com exceção dos pacientes hospitalizados.

Diagnóstico

o diagnóstico da retorragia é feito através de um interrogatório do paciente, que exprime a descoberta de sangue vermelho emitido pelo ânus. Um exame da margem anal procura a presença de hemorroidas externos, ou internos exteriorizados. Em caso de ausência de causa encontrada, um toque retal encontra às vezes sangue sobre o dedo. Exames complementares são às vezes realizados para confirmar a origem do sangramento como uma anuscopia para procurar hemorroidas internos ou lesões baixas do reto. Uma retoscopia permitirá visualizar o estado das paredes do reto. Ela é geralmente associada a uma colonoscopia para o estudo do cólon.

Tratamento

o tratamento da retorragia depende da gravidade desse fenômeno. Se a retorragia for importante, a hospitalização é portanto indispensável por causas dos riscos de desglobulização e choque hemorrágico. Se o sangramento é causado por um medicamento como a aspirina ou um anticoagulante, o consumo será interrompido imediatamente. O tratamento da causa após sua identificação permite geralmente erradicar o sangramento. Uma intervenção cirúrgica é considerada em algumas patologias como os tumores cancerígenos, as doenças inflamatórias crônicas dos intestinos (doença de Crohn e retocolite hemorrágica), ou algumas colites isquêmicas, secundárias à interrupção da vascularização da parede do intestino.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Retorragia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.