Benefícios do gengibre

O gengibre é uma planta originária da Índia e muito apreciada tanto por seu uso na gastronomia quanto por suas propriedades medicinais. Levemente marrom por fora e branco amarelado por dentro, o gengibre tem sabor marcante e é uma especiaria muito utilizada na culinária asiática.

Benefícios do gengibre

O gengibre é uma das plantas medicinais mais populares na China devido às suas propriedades anti-inflamatórias e contra náuseas, além de ser um ótimo regulador dos níveis de açúcar no sangue. Estuda-se, ainda, os benefícios do gengibre no combate ao câncer de ovário. Segundo algumas pesquisas, essa planta tem o poder de combater as células malignas e aliviar dores.

O gengibre também é um ótimo remédio contra a gripe, combatendo a congestão nasal e atuando como expectorante em casos de tosse intensa. Remédio natural contra problemas estomacais, o gengibre também atua contra as náuseas, sendo ideal para quem sente enjoos frequentes. Antioxidante, o gengibre ajuda a combater o envelhecimento celular e as dores de cabeça. Seus benefícios se estendem para o controle do nível de açúcar e dos lipídios no sangue.

Receita de chá com gengibre

O gengibre é muito apreciado tanto na gastronomia quanto na composição de chás. Para quem sofre com dores menstruais, por exemplo, é recomendável ingerir o chá de gengibre, que não apresenta contraindicações. Para fazer o chá de gengibre, bastam uma xícara de chá de água e uma colher de chá de gengibre ralado. Em uma panela, ferva a água, adicione as rodelas de gengibre, tampe a panela e desligue o fogo. Deixe a mistura descansar por dez minutos, coe e beba na sequência. Se preferir, adoce a bebida com mel.

Gengibre e emagrecimento

Quem deseja emagrecer tem no gengibre um forte aliado, pois a ingestão de raiz de gengibre, além de acelerar o metabolismo, diminui o apetite, pois eleva os níveis de serotonina. Recomenda-se ingerir o gengibre como complemento de uma dieta para potencializar a perda de peso. Seja nas refeições ou em formato de chá, o gengibre deve ser ingerido duas vezes ao dia.

Gengibre e limão

A combinação de gengibre com limão é uma das mais utilizadas por pessoas que pretendem emagrecer com o consumo da raiz. A união do gengibre com o limão é vista como benéfica para o emagrecimento, pois as propriedades antioxidantes auxiliam no combate à retenção de líquidos e ao inchaço abdominal. Gengibre e limão podem ser misturados em chás, sucos ou mesmo em molhos para salada.

Contraindicações do gengibre

As restrições ao gengibre dizem respeito às grávidas, já que essa planta apresenta propriedades abortivas e, por isso, não é recomendada nos primeiros meses de gestação. Crianças menores de seis anos e mulheres que estão amamentando também não devem consumir gengibre.

Gengibre aumenta a pressão

Outro grupo que não deve consumir gengibre são os hipertensos. Isto porque a raiz tem ação vasodilatadora, o que gera aumento da pressão arterial. A aceleração metabólica causada pelo gengibre, no entanto, não é danosa para a saúde de quem possui a pressão estabilizada.

Foto: © Binh Thanh Bui - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Benefícios do gengibre', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade