Para que serve e como usar a fluoxetina

Novembro 2017

A fluoxetina é um antidepressivo inibidor seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Devido ao fato de alterar a química cerebral, esse medicamento pode gerar depressão, pânico, ansiedade e sintomas obsessivos compulsivos. Por isso, deve ser prescrito por um especialista.


Indicações da fluoxetina

A fluoxetina é prescrita em casos de transtorno depressivo, bulimia nervosa, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico e transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). Pode ser, ainda, combinada a outra medicação para tratar a depressão por transtorno bipolar.

Efeitos colaterais da fluoxetina

A fluoxetina pode gerar reações como mudanças de humor, ansiedade, ataques de pânico, problemas para dormir, agitação, agressividade, inquietação, hiperatividade e depressão, incluindo a incidência de pensamentos suicidas.

Como tomar a fluoxetina

A fluoxetina deve ser prescrita por um médico, que determinará a dose exata do medicamento. Depois do início da medicação, podem demorar até quatro semanas para que os sintomas comecem a melhorar. Caso isso não aconteça, é recomendável procurar um médico.

Efeitos secundários da fluoxetina

Além das reações citadas acima, a fluoxetina pode, em casos mais raros, gerar dificuldade para respirar, inchaço no rosto e lábios, erupções cutâneas, visão turva, redução dos níveis de serotonina e sódio no corpo, náuseas, sintomas de gripe e redução da libido.

Relação entre fluoxetina e perda de peso

A fluoxetina pode ajudar a emagrecer, já que atua no combate à ansiedade e à depressão, que podem levar a pessoa a comer mais.

Foto: © Fabio Berti - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 25 de setembro de 2017 às 12:20 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Para que serve e como usar a fluoxetina', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.