a gripe é uma doença infecciosa viral e contagiosa. Ela é causada pelo vírus chamado influenzavírus onde existem diversas variantes sujeitas a mutações a cada ano, da onde vem a necessidade de adaptar anualmente a vacina preventiva. Epidemias se manifestam de maneira episódica. A gripe se declara na França principalmente no fim do outono e início do inverno. Particularmente grave nas pessoas frágeis (crianças, pessoas de idade, pessoas imunodeprimidas), ela é a causa de milhares de mortes todos os anos. A transmissão do vírus se faz por via aérea (durante a tosse, principalmente).
a doença possui sintomas característicos. Eles não se manifestam obrigatoriamente ao mesmo tempo. Os sintomas da gripe são:
o diagnóstico é estabelecido após interrogatório para definir os sinais clínicos, o exame clínico encontrando apenas poucos sinais objetivos. Uma simples consulta médica é suficiente para estabelece-lo.
a evolução natural se faz para a cura em menos de uma semana. A tosse e fadiga duram às vezes mais tempo. O tratamento é baseado sobre o repouso e um tratamento dos sintomas com:
Na ausência de complicação, nenhum outro tratamento é necessário. Os antibióticos não agem em nenhum caso contra essa patologia viral.
Simples medidas de higiene podem permitir a prevenção da doença:
Essas precauções não previnem 100% a contração do vírus.
Existe uma vacina contra a gripe. É recomendado se vacinar, em período de inverno, após os 65 anos, crianças tratadas por aspirina durante longo prazo, pessoas fragilizadas, e pessoas do ramo da saúde. A generalização da vacinação tende a proteger os mais frágeis.