0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Doença de corpos de Lewy


Definição

a doença de corpos de Lewy, também chamada de demência de corpos de Lewy, é uma doença neurológica que afeta as funções cognitivas do indivíduo. Ela se desenvolve após os depósitos de excessos de proteínas, os corpos de Lewy, nas células cerebrais, atrapalhando assim o funcionamento normal das partes do cérebro lesadas. Sobre alguns pontos, a demência de corpos de Lewy se aproxima da doença de Alzheimer ou da doença de Parkinson. Ela se distingue por uma evolução habitualmente mais rápida e a deterioração marcada das faculdades mentais. Como as outras demências neurodegenerativas, ela afeta a pessoa de idade.

Manifestações

os sintomas da doença de corpos de Lewy são:
  • Uma baixa das capacidades de atenção, do estado de vigilância, com dormências aleatórias às vezes;
  • Uma perda das referências no espaço;
  • Transtornos do comportamento com às vezes ideias delirantes, ideias falsas em relação ás realidades objetiváveis;
  • Uma perda progressiva das funções intelectuais: realização de um raciocínio, linguagem, dificuldade de fazer cálculos simples;
  • Uma alteração progressiva da memória;
  • Ás vezes, alucinações principalmente visuais;
  • Sintomas depressivos;
  • Uma síndrome extrapiramidal (o que parece com a doença de Parkinson) com tremedeiras, dificuldades nos movimentos e da caminhada, de músculos contraídos;
  • Isso leva geralmente o paciente a ter quedas repetidas.

A intensidade desses sintomas varia muito de um dia para o outro.

Diagnóstico

o diagnóstico é estabelecido após exame do paciente, avaliação das capacidades cognitivas, transtornos motores encontrados e eliminação dos diagnósticos diferenciais, os sintomas da doença de corpos de Lewy sendo muito próximos dos das outras demências senis ou de transtornos ou outros problemas neurológicos. É um lado dos argumentos que permite confirmar o diagnóstico, frequentemente confortado por um certo número de testes neuropsicológicos para avaliar todas as capacidades citadas previamente e potencialmente deficientes nos indivíduos.

Tratamento

a doença de corpos de Lewy não possui até hoje nenhum tratamento conhecido, o que causa problemas pois sua evolução é rápida. O tratamento será portanto sintomático e se aplicará a diminuir o ritmo da progressão e melhorar as capacidades cognitivas graças a um tratamento que os estimula. Sessões de fisioterapia autorizando a luta contra os transtornos motores que podem se instalar. As neurolépticas não devem ser utilizadas, pois uma anomalia de utilização desta substância pode causar seu acúmulo no organismo.

Veja também

0 Comentário