a doença de corpos de Lewy, também chamada de demência de corpos de Lewy, é uma doença neurológica que afeta as funções cognitivas do indivíduo. Ela se desenvolve após os depósitos de excessos de proteínas, os corpos de Lewy, nas células cerebrais, atrapalhando assim o funcionamento normal das partes do cérebro lesadas. Sobre alguns pontos, a demência de corpos de Lewy se aproxima da doença de Alzheimer ou da doença de Parkinson. Ela se distingue por uma evolução habitualmente mais rápida e a deterioração marcada das faculdades mentais. Como as outras demências neurodegenerativas, ela afeta a pessoa de idade.
os sintomas da doença de corpos de Lewy são:
A intensidade desses sintomas varia muito de um dia para o outro.
o diagnóstico é estabelecido após exame do paciente, avaliação das capacidades cognitivas, transtornos motores encontrados e eliminação dos diagnósticos diferenciais, os sintomas da doença de corpos de Lewy sendo muito próximos dos das outras demências senis ou de transtornos ou outros problemas neurológicos. É um lado dos argumentos que permite confirmar o diagnóstico, frequentemente confortado por um certo número de testes neuropsicológicos para avaliar todas as capacidades citadas previamente e potencialmente deficientes nos indivíduos.
a doença de corpos de Lewy não possui até hoje nenhum tratamento conhecido, o que causa problemas pois sua evolução é rápida. O tratamento será portanto sintomático e se aplicará a diminuir o ritmo da progressão e melhorar as capacidades cognitivas graças a um tratamento que os estimula. Sessões de fisioterapia autorizando a luta contra os transtornos motores que podem se instalar. As neurolépticas não devem ser utilizadas, pois uma anomalia de utilização desta substância pode causar seu acúmulo no organismo.