Como proteger seus olhos do sol

A exposição ao sol é essencial para a produção de vitamina D. Porém, se excessiva, pode ser perigosa para a pele e olhos. Por isso, é recomendável adotar bons hábitos de proteção solar. Para os olhos, isso requer boa escolha de óculos de sol e conhecimento dos raios UVA e UVB.

O perigo dos raios UVA e UVB

Os raios ultravioleta (UVA e UVB), ou a luz infravermelha e azul emitidas pelo sol podem provocar lesões oculares graves. É um erro pensar que a radiação é sentida apenas com a sensação de calor. Ela também pode ser forte mesmo em dias nublados. Para saber a intensidade desta radiação, é possível consultar o relatório de tempo que indica o índice de UV.

Quais as doenças oculares causadas pelo sol

A exposição prolongada ao sol pode causar diversas patologias oculares. Se os raios penetram profundamente na retina desprotegida, eles podem danificá-la e causar a oftalmia - condição dolorosa, mas benigna. Essa complicação pode ser tratada com gotas de colírio especial e mantendo os olhos no escuro.

Se os raios atingem a lente de contato diretamente, os riscos de catarata são ampliados e com eles, os riscos de cegueira parcial ou total. Finalmente, os raios podem causar degeneração macular. A exposição ao sol tem suas vantagens e seus perigos. Um conhecimento adequado e proteção são ideais para se aproveitar os dias de sol com segurança.

Quem corre maior risco de desenvolver problemas oculares

Algumas pessoas são mais suscetíveis a danos causados pelo sol do que outras, como os bebês, que nunca devem ser expostos ao sol, e as crianças, que devem ser bem protegidas. Pessoas com pele e olhos muito claros também são sensíveis.

Como proteger os olhos do sol

Usar óculos escuros é a melhor forma de proteger seus olhos dos efeitos negativos do sol. Eles trazem consigo indicações de proteção contra os raios UV. Todos os detalhes para escolher os óculos devem ser esclarecidos na ótica em que você os adquirir. Consulte um oftalmologista para que ele possa fazer a melhor orientação.

Foto: © robert_s - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como proteger seus olhos do sol', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade