a síndrome ou doença de Marfan é uma doença rara e genética. Ela é causada por uma anomalia de uma proteína chamada fibrilina de tipo 1. Essa doença afeta todos os órgãos do corpo humano, especialmente o olho, esqueleto e o sistema cardiovascular. Ela altera também a aorta, da onde vem sua gravidade, podendo assim provocar uma ruptura aórtica. Ela se manifesta desde a infância e um acompanhamento rigoroso é necessário ao longo de toda a vida.
os sintomas da síndrome de Marfan afetam principalmente os três órgãos mais comumente afetados e podem para alguns não causar nenhuma manifestação visível:
a síndrome de Marfan é suspeitada diante do conjunto desses sinais clínicos. A existência de uma síndrome de Marfan em um parente permite confirmar o diagnóstico em casos de sinais típicos. Na dúvida, essa doença podendo aparecer espontaneamente por uma mutação espontânea do gene, uma análise genética pode ser realizada. Uma ultrassonografia cardíaca e da aorta será sistematicamente realizada inicialmente e depois regularmente para pesquisar as eventuais retenções sobre o coração e sobretudo a aorta.
o tratamento da doença de Marfan é composto de betabloqueadores, cuja função é de limitar a dilatação da aorta. O tratamento cirúrgico pode também ser praticado , no caso de um aumento excessivo ou aneurisma aórtico .. Neste caso, uma prótese é geralmente colocada. A mudança de uma válvula cardíaca afetada é às vezes igualmente prevista cirurgicamente.
não existe meio de impedir o surgimento de uma doença genética. Uma pessoa afetada pela síndrome terá um risco de dois para transmitir a doença ao seu filho. Um diagnóstico pré-natal pode ser estabelecido.