a doença de Ménière ou síndrome de Ménière é uma doença que afeta o ouvido interno, parte mais profunda do ouvido tendo um papel na audição, mas também o equilíbrio. A origem da doença pode ser causada por uma pressão muito forte do líquido contido no labirinto do ouvido interno. Outras causas podem ser o dano do nervo ou o sistema nervoso central. Os sintomas afetam portanto às vezes o equilíbrio e a audição e surgindo por crises intercaladas por períodos sem nenhum sinal clínico.
a doença de Ménière se manifesta da seguinte maneira:
Durante e à medida da evolução da doença, transtornos da audição de agravam, mas a frequência do surgimento de crises diminuídas.
O diagnóstico da doença de Ménière surge a partir da descrição dos sinais clínicos acima referidos , porque é raro que a crise é observada directamente pelo corpo médico . Alguns exames complementares ajudam no diagnóstico como a impedancemetria ou IRM que se tornam normais e são realizados para eliminar uma outra causa, principalmente um tumor. O audiograma que testa as capacidades de audição é geralmente normal no início da doença, e sua repetição permitem ver a aparição progressiva de uma surdez.
O tratamento da Doença de Ménière é feito por meio de um controle dos sintomas e das causas.. Em caso de crise, o repouso é necessário pois nenhum tratamento específico é conhecido. A ansiedade muitas vezes associado pode ser reduzido em mais ansiolíticos. Para o tratamento de base, um cuidado psicológico, às vezes complementado por um tratamento contra a ansiedade se necessário, pode ser utilizado. Em alguns casos, com um impacto significativo , é proposto um tratamento cirúrgico utilizando diferentes técnicas. Algumas técnicas se fazem no caso de uma surdez definitiva.