Conhecer os fatores de risco da diabetes é algo fundamental para que se possa evitá-los e impedir o desenvolvimento da doença que provoca restrições alimentares e exige controle medicamentoso para o resto da vida.
O primeiro fator de risco da diabetes - e que não pode ser combatido - é a hereditariedade. Quem tem pais ou irmãos diabéticos possui mais chances de desenvolver a doença a longo prazo. Além disso, outros fatores influenciam no surgimento da doença, tais como a hipertensão arterial, o sedentarismo, colesterol elevado e antecedentes de doença cardiovascular.
Outro fator muito importante é o tabagismo, pois o tabaco atua no pâncreas aumentando a resistência do corpo à insulina. O risco é ainda maior entre os fumantes que consomem mais de um maço de cigarros por dia.
A obesidade e a circunferência abdominal aumentada são também fatores de risco da doença, bem como o alcoolismo e a idade. Pessoas acima de 45 anos têm risco maior.
Há também fatores de risco pouco perceptíveis mas que também podem indicar uma tendência a diabetes. São eles: a repetição de infecções na pele, como abscesso e furúnculos, dificuldades de ereção, cansaço frequente e infecções urinárias.
A diabetes tipo 1 possui algumas manifestações, que às vezes aparecem de maneira repentina, que indicam sua presença. Nesse grupo, pode-se citar a poliúria (produção excessiva de urina), aumento do apetite associado a um profundo emagrecimento, sonolência, fadiga e perdas de consciência ocasionais.
A diabetes tipo 2 conta com manifestações similares e outras diferentes às percebidas no tipo 1. Entre as semelhantes estão fadiga, apetite aumentado e poliúria. Já os indícios diferentes são sensação de boca seca, dificuldades de visão e problemas de cicatrização.
Se você tem mais de 45 anos, responda a esse questionário. Quanto maior o número de respostas positivas, maiores os riscos que você tem de desenvolver diabetes no futuro. As perguntas são:
1) Uma pessoa da sua família (mãe, pai, irmãos) tem diabetes?
2) Você tem uma taxa elevada de colesterol?
3) Você faz tratamento para hipertensão arterial?
4) Você teve diabetes durante uma ou mais gestações?
5) Seu Índice de Massa Corporal é maior que 28?
6) Sua cintura é maior que 102 cm (para homens) e 88 cm (para mulheres)?
Foto: © Dmitry Lobanov - Shutterstock.com