Um remédio supressor da tosse, também chamado de antitussígeno, é um medicamento usado para tratar a tosse seca irritante. Estas drogas atuam sobre o sistema nervoso central ou periférico para suprimir o reflexo da tosse. Como este reflexo é necessário para expelir as secreções que se acumulam no trato respiratório, a administração desses medicamentos é contraindicada em caso de tosse com muco. Estas são tratadas com expectorantes para facilitar a expulsão do muco.
A tosse é um reflexo fisiológico que serve como mecanismo de defesa para o organismo caso exista infecção ou corpo estranho nas vias respiratórias. É por isso que o uso de antitussígenos não é recomendado em casos de pacientes com tosse com muco. O uso destes medicamentos deve ser limitado aos casos de tosse seca, de longa duração e que não seja o reflexo de qualquer processo de doença subjacente.
Existem diferentes tipos de remédios para tosse, segundo o nível em que eles operam. Alguns deles deprimem o centro bulbar da tosse, outros atuam no ramo aferente do reflexo da tosse e alguns modificam mais alguns fatores ou agem sobre o ramo eferente do reflexo da tosse.
Na gestão da tosse em crianças, os especialistas estimam que, em geral, não é adequado usar drogas para tentar suprimir a tosse. O melhor procedimento é levar a criança no pediatra para ele avaliar cada caso separadamente.
Foto: © Elena Kharichkina - Shutterstock.com