Como funcionam os remédios para tosse

Um remédio supressor da tosse, também chamado de antitussígeno, é um medicamento usado para tratar a tosse seca irritante. Estas drogas atuam sobre o sistema nervoso central ou periférico para suprimir o reflexo da tosse. Como este reflexo é necessário para expelir as secreções que se acumulam no trato respiratório, a administração desses medicamentos é contraindicada em caso de tosse com muco. Estas são tratadas com expectorantes para facilitar a expulsão do muco.

O reflexo da tosse

A tosse é um reflexo fisiológico que serve como mecanismo de defesa para o organismo caso exista infecção ou corpo estranho nas vias respiratórias. É por isso que o uso de antitussígenos não é recomendado em casos de pacientes com tosse com muco. O uso destes medicamentos deve ser limitado aos casos de tosse seca, de longa duração e que não seja o reflexo de qualquer processo de doença subjacente.

Tipos de remédios para tosse por seu mecanismo de ação

Existem diferentes tipos de remédios para tosse, segundo o nível em que eles operam. Alguns deles deprimem o centro bulbar da tosse, outros atuam no ramo aferente do reflexo da tosse e alguns modificam mais alguns fatores ou agem sobre o ramo eferente do reflexo da tosse.

Leve a criança ao pediatra

Na gestão da tosse em crianças, os especialistas estimam que, em geral, não é adequado usar drogas para tentar suprimir a tosse. O melhor procedimento é levar a criança no pediatra para ele avaliar cada caso separadamente.

Foto: © Elena Kharichkina - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como funcionam os remédios para tosse', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade