Acne em adultos: causas e tratamento

A acne é uma dermatose crônica frequente. Bastante comum entre adolescentes, ele também afeta cerca de 20% dos adultos. Assim como nos jovens, a dermatose é provocada por produção excessiva de sebo, que possibilita a multiplicação de bactérias. As glândulas sebáceas ficam obstruídas pelas moléculas inflamatórias, causando lesões. A presença de acne pode ocorrer em adultos que não sofreram do problema durante a adolescência.

Sintomas da acne em adultos

Em adultos, a acne pode se manifestar de diversas formas: comedões, microcistos e acne nodular, em caso de inflamações importantes nos nódulos. A prevalência é maior entre mulheres e se manifesta normalmente ao redor da boca e no queixo. Já entre os homens, as áreas mais afetadas são pescoço e costas.

Causas da acne em adultos

As variações hormonais são a principal causa de acne em adultos. Nas mulheres, a intensidade da dermatose pode variar de acordo com o ciclo menstrual. A progesterona produzida antes do período menstrual estimula a atividade das glândulas sebáceas. Certas pílulas anticoncepcionais também podem favorecer o surgimento de acne.

Tratamento da acne em adultos

O tratamento da acne em adultos varia de acordo com a forma de acne que predomina e se a dermatose é localizada ou espalhada pelo corpo. O tratamento local consiste em eliminar as células cutâneas mortas e higienizar os poros da pele. Já em casos mais graves um creme antibiótico pode ser prescrito pelo dermatologista. O uso de remédios também é possível.

Prevenção da acne em adultos

O tratamento da acne em adultos passa também pela prevenção com o combate a certos fatores que desencadeiam ou agravam o aparecimento de acne. São eles: o hábito de cutucar o rosto e a exposição prolongada ao sol. Também é possível reduzir os riscos de ocorrência de acne com a interrupção do hábito de fumar. A limpeza correta da pele é outra maneira eficaz de evitar o excesso de sebo no rosto. Mulheres que fazem uso de maquiagem devem ter atenção redobrada com a higienização da pele todos os dias.

Foto: © Suzanne Tucker - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Acne em adultos: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade