Como seguir uma dieta sem lactose

A intolerância à lactose é uma condição frequente que provoca problemas digestivos em seus portadores quando estes fazem uso de leite e seus derivados. Os sintomas da intolerância podem ser facilmente combatidos e evitados com a adoção de uma dieta sem lactose, que deve ser adaptada de acordo com o grau de tolerância do paciente.

Intolerância à lactose

A lactose é um açúcar digerido graças à ação da enzima lactase e degradado em uma molécula de glicose e uma de galactose, substâncias absorvíveis pelo organismo. A intolerância à lactose, portanto, se deve ao déficit de lactase do paciente. A intolerância causa problemas digestivos, como diarreia, inchaço, constipação e dores abdominais, toda vez que o paciente entra em contato com leite e derivados. A lactose também está presente em alguns medicamentos. Os pacientes com intolerância à lactose devem estar sempre atentos à composição de produtos e remédios e não devem hesitar em procurar auxílio médico em caso de dúvida.

Dieta sem lactose

Sob acompanhamento médico e com um diagnóstico preciso da doença em mãos, é possível adotar um regime alimentar sem lactose, que deverá ser executado em três fases. Na primeira fase, que dura duas semanas, o paciente afasta dores e demais sintomas com a limitação do consumo de alimentos que contenham lactose. Na fase seguinte, a tolerância é testada a partir da reintrodução progressiva de alimentos com lactose e a observação dos sintomas que surgirão. Na terceira e última fase, o regime definitivo será estabelecido pelo médico para privilegiar os alimentos tolerados e garantir o aporte de proteínas e cálcio, principal componente do leite.

Alimentos sem lactose

Alguns produtos lácteos apresentam níveis reduzidos de lactose, como iogurtes, manteiga e queijos de casca dura. Já o leite de vaca pode ser substituído pelo leite sem lactose, além de opções como o leite de soja, arroz, coco e amêndoas.

Cardápios sem lactose

É importante que pessoas com intolerância à lactose mantenham uma alimentação variada. Alguns exemplos de menus sem lactose que podem ser consumidos no dia a dia são bolinhos de espinafre, berinjelas com tofu, cogumelos fritos, salada verde, sopa de lentilhas e receitas de massas que não utilizam leite. Além disso, produtos básicos como arroz, feijão, carnes, frutas e vegetais não causam nenhum mal para os pacientes caso não sejam preparados com leite e derivados.

Consumo de cálcio por intolerantes à lactose

A eliminação dos laticínios da dieta devido a uma forte intolerância à lactose pode provocar carência de cálcio. Para se prevenir, é necessário compensar a falta desse produtos com outros produtos ricos em cálcio, como água mineral, nozes, legumes verdes (brócolis, espinafre, agrião) e frutas (laranja, amora, groselha).

Foto: © tanuha2001 - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como seguir uma dieta sem lactose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade