Vasculite - Sintomas e tratamento

Faça uma pergunta
Vasculite é um termo genérico que descreve a inflamação das paredes dos vasos sanguíneos. As vasculites são, sobretudo, causadas por doenças autoimunes, ou seja, doenças geradas pela agressão por anticorpos das próprias células do organismo, quando se fala de vasculites sistêmicas.


Definição de vasculite

Mais raramente, as vasculites podem ser a consequência de infecções ou de causas indeterminadas como a doença de Kawasaki, afetando principalmente os bebês. Existem diferentes tipos de vasculites como a púrpura reumatoide, a granulomatose de Wegener, a síndrome de Churg e Strauss, etc.

Sintomas da vasculite

Os sintomas são muito variáveis de acordo com o tipo de vaso sanguíneo afetado e sua localização. Entre todos os sintomas, podemos encontrar principalmente febre, lesões cutâneas de tipo púrpura, principalmente aos membros inferiores, na púrpura reumatoide (pequenas manchas vermelhas vivas, sinais de uma espécie de sangue dos vasos subcutâneos), dores musculares, problemas digestivos, dores articulares, problemas nas vias urinárias por afetação renal e problemas respiratórios como asma, na síndrome de Churg e Strauss. Todos esses sinais não são associados e podem ser encontrados em diversas outras doenças, da onde vem a dificuldade de fazer o diagnóstico.

Diagnóstico de vasculite

O diagnóstico da vasculite é muito difícil. Análises sanguíneas podem permitir evocar o diagnóstico e, às vezes, confirmar algumas vasculites, mostrando a presença de anticorpos específicos. Uma série de anomalias são possíveis e orientam para uma ou outra das vasculites. O diagnóstico também é estabelecido diante do problema de um órgão e sua análise.

Tratamento da vasculite

De maneira geral, os medicamentos à base de cortisona e seus derivados são prescritos para interromper a inflamação. Imunossupressores podem, às vezes, ser utilizados para inibir o sistema imunológico defeituoso.

Foto: © GlebStock - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também