a vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de pera situado abaixo do fígado. Esse órgão guarda a bile secretada pelo fígado que é reenviada para o intestino através do canal colédoco para ajudar o corpo a digerir os materiais gordurosos.
O câncer da vesícula biliar é um câncer muito raro, portanto os sintomas não aparecem geralmente a não ser em um estágio avançado, quando o tumor afeta os órgãos vizinhos. Ele se desenvolve a partir dos 65 anos e afeta sobretudo as mulheres. De acordo com alguns estudos, o câncer aparece em um contexto de formação de cálculos no interior da vesícula biliar que evoluem depois de diversos anos.
os sintomas do câncer da vesícula biliar aparecem de maneira tardia são as seguintes:
o câncer da vesícula biliar é detectado graças a testes específicos, quando os sintomas se apresentam ou quando o médico suspeita da presença deste câncer. Pode se tratar de análises sanguíneas, retiradas diretas da vesícula ou biópsias, e um ultrassom. Exames complementares são também realizados para determinar o estado do doente.
os planos de tratamento do câncer da vesícula biliar variam em função das pessoas afetadas. O câncer da vesícula biliar é sensível aos medicamentos e raios utilizados no tratamento de cânceres, e comporta um risco de reincidência muito sério após uma quimioterapia ou radioterapia. É porque o tratamento para este tipo de câncer consiste na retirada da vesícula biliar, que, se tratado no início do curso da doença, tem boas chances de cura.