Esporão de calcâneo: causas e tratamentos

Um esporão de calcâneo é uma condição que pode impedir a pessoa de desenvolver atividades diárias com normalidade tornando-se um incômodo. Para localizar a fonte dessa excrescência óssea e iniciar o tratamento adequado é essencial compreender a sua relação com uma doença que afeta o arco plantar chamada fascite plantar.

O que é o esporão do calcâneo

Um esporão de calcâneo é um crescimento ósseo pontiagudo que se forma na parte inferior do osso do calcanhar, chamado calcâneo. Esse crescimento é uma inflamação do feixe plantar, a membrana fibrosa que liga o calcâneo às falanges do pé. Esse tipo de lesão é também chamada de fascite plantar, tuberosidade do calcâneo, esporão do calcanhar ou exostose do calcâneo.

Da fascite plantar à formação do esporão de calcâneo

A fascite plantar (ou aponevrosite plantar) significa inflamação da fáscia plantar. Este fenômeno resulta de microtraumatismos inflamatórios até o ponto de ocorrer a junção da membrana com o calcanhar, quando o feixe plantar suporta uma carga superior à sua capacidade. Quando a inflamação persiste e se torna crônica, um processo de cura pode começar espontaneamente: são formadas células ósseas para aliviar a fáscia plantar da sobrecarga. Um pequeno esporão ósseo aparece horizontalmente. Sua presença é detectada com um exame radiológico simples.

Causas do esporão de calcâneo

A causa mais comum é a prática intensa de esportes (especialmente esportes que solicitam muito esforço da articulação do pé, tais como handebol e basquete). Caminhar ou permanecer em pé por períodos prolongados e repetidos também contribui para o desenvolvimento de esporão de calcanhar.

Fatores de risco do esporão do calcâneo

Entre os fatores que aumentam o risco para este tipo de lesão estão idade, sobrepeso (também gestantes com sobrepeso), obesidade e pés chatos. Outro fator que pode levar ao surgimento de esporão de calcanhar é o uso de calçados inadequados (solas e saltos muito finos ou altos).

Sintomas do esporão do calcâneo

O problema se manifesta principalmente com dor no calcanhar (geralmente unilateral) que dá a sensação de pisar em um prego, conforme relatam muitos pacientes. Eles aparecem especialmente nos primeiros passos pela manhã ou como resultado da prática de esportes.

Tratamento do esporão de calcâneo

O tratamento para curar um esporão de calcâneo que deriva de uma fascite plantar deve primeiro reduzir a inflamação da fáscia plantar. Vários tipos de tratamentos serão realizados, dependendo da gravidade dos sintomas.

A primeira medida é parar ou reduzir as atividades físicas que causam trauma ao calcanhar, considerando a opção de aplicar gelo sob o calcanhar (especialmente após uma atividade física) por 5 a 15 minutos. A dor pode ser tratada com anti-inflamatórios. Em caso de dor severa, é recomendado aplicar injeções de cortisona.

Outras medidas que podem ser tomadas são o uso de uma órteses plantar e sessões específicas de alongamento da fáscia plantar e calcanhar de Aquiles. Se houver excesso de peso, é preciso realizar uma dieta para perda de peso. Quando a inflamação desaparece, a dor causada pelo esporão de calcâneo geralmente também se vai. A cirurgia de remoção dos esporões é indicada apenas numa situação de falha terapêutica.

Foto: © GlebStock - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Esporão de calcâneo: causas e tratamentos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade