Quais são os sintomas da gravidez

Faça uma pergunta
Os primeiros sintomas de gravidez começam a se manifestar logo nas primeiras semanas após a fecundação. Por isso, é fundamental estar atenta aos sinais do seu corpo para identificar o início das transformações hormonais.


Primeiros sintomas de gravidez

Nas primeiras semanas, os sintomas de gravidez envolvem tanto a parte física quanto emocional da mulher, afetando o equilíbrio hormonal. Os sintomas iniciais da gravidez aparecem cerca de três semanas depois da fecundação e o primeiro deles são dores nas mamas, bem como irritabilidade, sensibilidade a cheiros e cólicas ou desconforto abdominal.

Atraso menstrual pode indicar gravidez

O atraso na menstruação é um dos sinais clássicos de gravidez, porém, cerca de um terço das grávidas apresentam pequenos sangramentos que podem ser confundidos com menstruação. Em alguns casos, há um sangramento escuro, que significa que o óvulo fecundado foi implantado no útero. Isso acontece porque a fixação do embrião rompe alguns vasinhos e desencadeia a liberação de sangue

Dores nas mamas e gravidez

Os seios são uma das regiões mais sensíveis da mulher, por isso, qualquer pequena alteração incomoda. No início da gravidez, as dores nos seios costumam ser bem comuns, pois as glândulas mamárias já começam a se preparar para a amamentação.

Constipação intestinal e gravidez

O nível elevado de progesterona no organismo da mulher grávida faz com que os tecidos do corpo fiquem mais frouxos, facilitando a expansão do útero. Este efeito prejudica o funcionamento do intestino, já que reduz a capacidade de contração, afetando assim o trânsito intestinal.

Sonolência pode indicar gravidez

A sonolência é um sinal típico da gravidez, já que a mulher passa a sentir mais cansaço e sono excessivo por causa das alterações hormonais.

Quais são os sintomas da gravidez psicológica

Os sintomas da gravidez psicológica são os mesmos de uma gravidez normal, apesar de não haver bebê sendo formado. A mulher pode sentir enjoos, sonolência, desejos alimentares, ausência da menstruação, crescimento da barriga e das mamas, sensação de sentir o feto se mexer e até produção de leite materno.

Foto: © Viacheslav Lopatin - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde