A anemia é uma doença que se expressa em diversas formas, mas é marcada fundamentalmente pela redução no número de hemácias e hemoglobina no sangue do paciente afetado. A forma mais comum de anemia é a chamada ferropriva, condição causada pela deficiência em ferro do paciente.
O principal tratamento para casos de anemia ferropriva é a realização de suplementação de ferro seja por meio de compostos artificiais seja pela ingestão aumentada da substância na alimentação. Os alimentos mais ricos em ferro são carne vermelha, vegetais verde-escuros e leguminosas, como feijão e lentilha.
Os casos de anemia profunda são os mais graves e podem exigir administração intravenosa dos suplementos de ferro e outros medicamentos. Nestes casos, o médico também deve buscar se há algum problema gastrointestinal que esteja provocando hemorragia destes órgãos. Em situações ainda mais complexas, transfusões de sangue também podem ser feitas.
A anemia falciforme é uma condição hereditária grave que faz com que as hemácias do indivíduo adquiram a forma de foices (daí o nome da doença) e morram rapidamente. Isto, além da anemia, pode provocar obstrução do fluxo sanguíneo e fortes dores ao paciente. O único remédio recomendado para esta doença crônica é a hidroxiureia, ofertada no Sistema Único de Saúde. O tratamento de anemia falciforme deve ser feito sob estrito acompanhamento médico.
Existem alguns remédios para anemia mais amigáveis para as crianças por serem administrados em gotas e contarem com gostos adocicados. No entanto, o principal para o combate da anemia em crianças é estimular uma alimentação balanceada e rica em ferro.
Os remédios caseiros receitados para a anemia são aqueles produtos ricos em ferro e/ou vitamina C, substância responsável por aumentar a absorção de ferro pelo organismo. Entre estas receitas estão chá de artemísia, suco de abacaxi com salsinha e suco de ameixa.
Foto: © Spectral-Design - Shutterstock.com