Remédio para prisão de ventre

A prisão de ventre, cientificamente chamada de constipação, é uma condição que pode tanto afetar pessoas de maneira crônica quanto aguda, principalmente motivada por má alimentação. Para cada caso, há formas de tratamento diferentes.

Remédio imediato para prisão de ventre

Quadros agudos de prisão de ventre ou episódios de constipação entre pessoas que sofrem com o problema de maneira crônica podem ser rapidamente revertidos com o uso de laxantes osmóticos, remédios feita à base de fibras que promovem a evacuação.

Remédio para soltar o intestino

Outra opção para soltar o intestino em casos de constipação é o uso de supositórios retais de glicerina. Esses produtos funcionam de maneira similar aos laxantes orais. O indivíduo deve introduzir o supositório no ânus e retê-lo até o momento da evacuação. Em geral, o tempo de espera varia de 15 a 30 minutos.

Remédio para prisão de ventre em bebês

Em bebês, o uso de supositórios de glicerina segue regras diferentes. Deve-se introduzir o supositório parcialmente no ânus e segurar a outra extremidade até que as fezes saiam. O uso deste e outros produtos em bebês deve ser autorizado e prescrito por um pediatra.

Remédio natural contra a prisão de ventre

Algumas atitudes podem impedir quadros de constipação crônica sem uso de medicamentos. Entre elas estão o consumo aumentado de fibras nas refeições. Os principais alimentos ricos em fibras são produtos integrais, cereais, abóbora, cenoura, espinafre, brócolis e couve. Além disso, é muito importante que o paciente com constipação crônica determine um horário específico para evacuar. Essa regularidade auxilia o organismo a se preparar para trabalhar neste horário.

Remédio caseiro para prisão de ventre

Alguns chás são bons aliados para o combate à prisão de ventre. Entre eles destacam-se os chás de ruibarbo e carqueja. O consumo de mamão também auxilia na regulação do trânsito intestinal.

Foto: © Ljupco Smokovski - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Remédio para prisão de ventre', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade