É aconselhável limitar o consumo de certos alimentos, como manteigas e óleos, chá mate, café e refrigerantes. Doces, biscoitos, bombons e chocolate também devem ser cortados da lista, assim como pratos muito condimentados ou ricos em gordura. Produtos light não são recomendados.
Evite o consumo de amendoins em famílias de alérgicos, uma vez que a alergia ao amendoim pode causar alergias alimentares no bebê.
Soja e os produtos à base de soja também estão fora. Eles contêm estrogênio vegetal, que pode ter repercussões nos bebês. Por prudência, é aconselhável limitar o consumo destes alimentos a, no máximo, um por dia e excluir totalmente os complementos alimentares que os contenham na sua composição.
Álcool e tabaco devem ser totalmente evitados: eles aumentam o risco de parto prematuro e de baixo peso da criança ao nascer.
Alimentos feitos com fígado devem ser evitados, uma vez que o fígado dos animais tem uma concentração elevada de vitamina A, que pode representar risco para o feto. O consumo de edulcorantes não é aconselhável.