A colposcopia é o nome técnico dado ao exame para análise do interior da vagina e do colo do útero. Nesse artigo, saiba mais sobre esse procedimento.
A colposcopia é um exame ginecológico voltado principalmente para a análise do colo do útero da mulher. A partir dele, o ginecologista poderá observar lesões nesta região (e também no interior da vagina) e retirar amostras delas para a realização de biópsias.
A colposcopia é indicada em diversos casos, mas o principal deles é quando a mulher apresentar resultados alterados no exame Papanicolau. Nessa situação, a análise do colo do útero é essencial para um possível diagnóstico de câncer na região e deve ser feita o quanto antes para se reduzir os riscos da doença. Outras situações, como infecção pelo HPV, sangramentos fora do período menstrual e dor durante as relações sexuais, também podem exigir a realização de uma colposcopia.
As orientações dadas à mulher antes do exame são evitar relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame e não utilizar cremes vaginais ou absorventes internos nesse período. Além disso, é imprescindível que a mulher não esteja menstruada no dia do exame.
A colposcopia é um procedimento realizado em ambiente ambulatorial e não exige anestesia da paciente. O médico utiliza um microscópio grande chamado colposcópio (reproduzido na imagem acima) e coloca o aparelho em frente à vagina para ter uma visão completa da região cervical. O objetivo principal do exame é buscar possíveis lesões genitais na mulher. Em geral, o exame leva de 10 a 20 minutos e a paciente está apta a realizar qualquer atividade tão logo deixe a consulta com o ginecologista.
Caso o médico ginecologista observe ou suspeite de alguma lesão no colo do útero da mulher durante o exame, ele pode realizar a coleta de uma amostra da lesão para posterior biópsia. Esse exame determinará, por exemplo, se a lesão é cancerígena.
A colposcopia é considerado um exame indolor. Em alguns casos bastante raros, a mulher pode chegar a sentir um leve incômodo durante a sua realização. Nos casos em que o médico precisa realizar uma biópsia, uma anestesia local pode ser aplicada para evitar qualquer tipo de dor à paciente.
Dependendo do consultório escolhido, a colposcopia varia de R$ 150 a R$ 350. Se houver necessidade de realização de uma biópsia, o preço é mais elevado. Esse procedimento também é feito gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: © Oleksandr Yershov - 123RF.com