Rinofaringite


Definição

a rinofaringite é uma doença aguda e benigna, muito comum nas crianças, mas podem igualmente afetar os adultos. Trata-se da inflamação das mucosas da faringe superior, chamada rinofaringe ou nasofaringe, tubo que se estende entre o palato bucal e as fossas nasais. A rinofaringite é sempre provocada por um vírus, como o rinovírus, o coronavírus ou vírus respiratório sincital por exemplo. A imunidade é de curta duração ou até inexistentes, da onde vem a frequência das reincidências.

Manifestações

os sintomas da rinofaringite são os seguintes:
  • Uma obstrução nasal;
  • Escoamento nasal;
  • Tosse;
  • Dor de garganta;
  • Espirros;
  • Febre está às vezes presente.

Nas crianças de pouca idade, a rinofaringite arrastada é mal tratada pelos parentes. Ela pode ser às vezes responsável por um problema respiratório importante e catarros, por escoamento posterior das secreções de origem nasal que podem encobrir as vias respiratórias. A obstrução nasal deve absolutamente ser combatida, pois toda criança respira apenas pelo nariz e não sabe compensar pela boca, da onde a impressão às vezes que a sua criança está sufocando.

Diagnóstico

o diagnóstico da rinofaringite é facilmente estabelecido pelo interrogatório e presença dos sintomas citados acima. Um exame clínico será ainda assim realizado para eliminar outra origem infecciosa, angina ou sinusite por exemplo ou procurar os sinais de complicações da rinofaringite. Nenhum exame complementar é necessário para esse diagnóstico.

Tratamento

a rinofaringite se trata pela utilização de paracetamol que tem uma ação sobre os sintomas dolorosos e a febre. A lavagem das fossas nasais com um soro fisiológico é indispensável, até 6 ou até 10 vezes por dia. Principalmente nas crianças, particularmente as de pouca idade. A cabeça da cama pode ser elevada em alguns centímetros colocando um travesseiro sob o colchão para facilitar o escoamento das secreções pelas narinas e não pela garganta. Nos pequenos, também é possível aspirar as secreções nasais com um conta-gotas nasal. Nos adultos, um descongestionante nasal pode ser utilizado. Por outro lado, gotas nasais descongestionantes não são sempre permitidas na infância. Os antibióticos não são necessários na ausência de complicações.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Rinofaringite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Rinite crônica
Reumatismo