Ácido gástrico - Definição


Definição de ácido gástrico

O ácido gástrico é um dos responsáveis pela digestão dentro do estômago e um dos elementos que, junto com outras enzimas, compõem o suco gástrico. Ele é uma solução de ácido clorídrico produzido pelas células da parede do estômago.

É este ácido gástrico que vai reduzir o tamanho dos alimentos digeridos dentro do estômago para que possam tomar uma forma assimilável pelo organismo. Durante a digestão, o ácido gástrico elimina um grande número de bactérias. Em caso de carência, o organismo está mais sujeito às infecções. As úlceras gástricas podem ser causadas por uma superprodução de ácido gástrico.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 15:21 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Ácido gástrico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Aminoácidos - Definição
Ácido pantotênico - Definição