Plantago ovata: para que serve

A plantago ovata é uma planta medicinal que pode ser utilizada para combater males como prisão de ventre ou colesterol alto. Também é conhecida como Psylium.

Indicações da plantago ovata

Por possuir ação laxante, antidiabética, estimulante e sudorífica, essa planta ajuda a emagrecer, complementa o tratamento da prisão de ventre, colesterol alto, excesso de gases, diabetes tipo 2, acúmulo de ácido úrico e problemas do coração.

Que parte da plantago ovata deve ser utilizada

As sementes da plantago ovata são utilizadas para fazer chás.

Receita de chá com plantago ovata

Para preparar essa infusão, ferva 3 gramas das sementes em 100 ml de água por cinco minutos. Deixe repousar, coe e tome até três vezes por dia.

Efeitos colaterais da plantago ovata

A plantago ovata pode aumentar os níveis de sódio no sangue e, por isso, deve ser consumida com moderação.

Contraindicações da plantago ovata

O consumo dessa planta é contraindicado para grávidas e mulheres amamentando, bem como também não deve ser consumida por crianças com menos de 12 anos.

Ação da plantago ovata no intestino

Quem sofre de prisão de ventre tem na plantago ovata uma grande aliada para regular o trânsito intestino. Essa planta é indicada para tratar intestino irritável, diverticulose, diarreias, hemorroidas e fissuras anais.

Foto: © Toni Genes - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Plantago ovata: para que serve', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.