Para que serve e como usar a fluoxetina

A fluoxetina ou cloridrato de fluoxetina é um antidepressivo inibidor seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Está disponível na versão cápsula e gotas e é comercializado também com os nomes de Prozac e Fluxene.

Indicações da fluoxetina

A fluoxetina é prescrita em casos de transtorno depressivo, bulimia nervosa, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico e transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). Pode ser, ainda, combinada a outra medicação para tratar a depressão por transtorno bipolar.

Efeitos colaterais da fluoxetina

Devido ao fato de alterar a química cerebral, a fluoxetina pode gerar reações como mudanças de humor, ansiedade, ataques de pânico, problemas para dormir, agitação, agressividade, inquietação, hiperatividade e depressão, incluindo a incidência de pensamentos suicidas.

A fluoxetina pode, em casos mais raros, gerar dificuldade para respirar, inchaço no rosto e lábios, erupções cutâneas, visão turva, redução dos níveis de serotonina e sódio no corpo, náuseas, sintomas de gripe e redução da libido. Por isso, deve ser prescrito por um especialista.

Como tomar a fluoxetina

A fluoxetina deve ser prescrita por um médico, que determinará a dose exata do medicamento. Depois do início da medicação, podem demorar até quatro semanas para que os sintomas comecem a melhorar. Caso isso não aconteça, é recomendável procurar um médico.

Relação entre fluoxetina e perda de peso

A fluoxetina pode ajudar a emagrecer, já que atua no combate à ansiedade e à depressão, que podem levar a pessoa a comer mais.

Composição do cloridrato de fluoxetina

A versão de 10 mg da fluoxetina é composta por 11,2 mg de cloridrato de fluoxetina (equivalente a 10 mg) e excipientes (celulose microcristalina, estearato de magnésio). A Fluoxetina 20 mg possui 22,40 mg de cloridrato de fluoxetina e excipientes (estearato de magnésio e celulose microcristalina).

A versão gotas de Fluoxetina contém, a cada 20 mg, 22,4 mg de cloridrato de fluoxetina e 1 ml de veículo (ácido cítrico, aroma de pêssego, edetato dissódico di-hidratado, metabissulfato de sódio, propilenoglicol, sacarina sódica di-hidratada, água deionizada).

Foto: © Fabio Berti - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Para que serve e como usar a fluoxetina', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade