O que é artrite: causas e sintomas

Faça uma pergunta
A artrite é uma doença marcada pela inflamação das articulações do corpo. Ela pode afetar uma ou mais juntas ao mesmo tempo e se caracteriza por fortes dores ao movimentar as articulações inflamadas. A artrite é mais comum em mulheres, pessoas idosas, obesos e portadores de doença celíaca (intolerância ao glúten).


Causas da artrite

As principais causas da artrite são desgaste das articulações (por idade ou peso, por exemplo), traumas e infecções virais ou bacterianas. Neste último caso, se a infecção for tratada a tempo, a doença regride e não deixa sequelas.

Sintomas da artrite

Os sintomas mais comuns da artrite são inflamação e dor nas articulações, aumento de temperatura e vermelhidão nas regiões afetadas e rigidez articular pela manhã ou após acordar. De maneira geral, estes sintomas estão presentes em todas as formas de artrite.

Tratamento da artrite

A artrite não tem cura na maioria dos casos e o tratamento realiza apenas a gestão e alívio das dores. Para isso, o paciente deve adotar uma rotina saudável, com prática regular de atividade física e alimentação balanceada. Alguns medicamentos podem ser utilizados para redução dos sintomas em casos específicos e com aconselhamento médico.

O que é artrose

A artrose - também chamada de osteoartrite ou artrite degenerativa - é a forma mais comum de artrite e é causada pela degeneração das cartilagens. Assim como outros tipos de artrite, a artrose pode afetar diversas articulações ao mesmo tempo. Em geral, a artrose afeta os idosos.

O que é artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença crônica que provoca danos irreparáveis às estruturas das articulações desencadeados pelo próprio sistema imunológico do paciente. As dores e o processo inflamatório, por outro lado, podem ser contidos com uso de medicamentos e mudanças de hábitos de vida. Em alguns casos mais avançados, a artrite reumatoide pode ser uma doença altamente incapacitante.

O que é artrite reumatoide juvenil

A artrite reumatoide juvenil (também chamada de idiopática juvenil por não possuir causa conhecida) é uma forma desta doença que apresenta seus primeiros sintomas em pacientes na adolescência. A doença também é crônica e seus efeitos podem se estender por diversas articulações do corpo. Por ser uma doença sem cura, a artrite reumatoide juvenil exige tratamento por toda a vida do paciente.

O que é artrite psoriásica

A artrite psoriásica é uma forma de artrite associada à psoríase, condição do sistema imunológico que provoca descamação da pele. Aos sintomas típicos da psoríase juntam-se os sinais da artrite, tais como dores articulares, dificuldades de movimento e rigidez ao acordar. Sem tratamento adequado, a artrite psoriásica provoca danos irreversíveis às articulações e consequentemente à capacidade do paciente se movimentar.

Foto: © BasketThought - Shutterstock.com

Nistagmo: causas e tratamentos
Hipnose: aplicações médicas