Os principais tipos de yoga e seus benefícios

A yoga é uma técnica de exercícios de respiração e movimentos criados há mais de 5 mil anos que permitem alcançar estágios mais avançados de consciência. Seu nome, derivado da língua sânscrita, tem significado de união da alma com o espírito, trabalhando, ainda, postura e músculos.

Benefícios da yoga

Por se tratar de uma prática que trabalha corpo e mente, a yoga traz inúmeros benefícios. Os principais são redução do estresse, melhora da concentração e do nível de auto aceitação, bem como da memória, aumento da qualidade do sono e do desempenho sexual, emagrecimento e fortalecimento de todo o corpo.

Yoga emagrece?

Dependendo da intensidade de uma aula de yoga é possível perder quase 300 calorias em apenas uma sessão. As poses mais isométricas, ou seja, aquelas que exigem um pouco mais de força, também ajudam a aumentar a flexibilidade e o tônus muscular sem sobrecarregar as articulações, então, a yoga é altamente benéfica para quem deseja emagrecer com saúde.

Tipos de yoga

Mais do que um exercício físico, a yoga é um estilo de vida e, por isso, tem algumas variantes, ideais para determinados tipos de pessoas e seus objetivos. Conheça os principais tipos de yoga a seguir:

Hatha

Essa é a vertente mais popular de yoga no Ocidente e usa posturas (asanas), gestuais (mudras), técnicas de controle respiratório (pranayamas), contração dos músculos e órgãos (bandhas) e exercícios de concentração e purificação (shatkarmas). Com ritmo mais leve, é ideal para iniciantes, gestantes e idosos.

Sahaja

A Sahaja Yoga atua dentro do sistema nervoso central, com foco principal nas vibrações. Ao iniciar essa prática, o aluno aprende a absorver vibrações (Chaitanya, em sânscrito) e entender o que significam.

As aulas de sahaja yoga são simples, com asanas (posturas) fáceis e que não exigem esforço físico intenso. São indicadas para quem busca saúde física e mental, porém está em nível iniciante.

Ashtanga

Esse método agrupa asanas e ensinamentos de técnicas corporais sobre vinyasa, drishti, bandhas, mudras, etc. Em geral, a ashtanga é recomendada a pessoas que já tiveram contato com outras modalidades de yoga, pois exige ritmo constante e grande troca de posições por ser uma vertente mais dinâmica.

Hot yoga

Essa variante de yoga é praticada com o termômetro em 40 °C, pois, segundo seus criadores, altas temperaturas protegem a musculatura e desintoxicam o organismo por meio do suor. Entretanto, essa prática requer condicionamento adequado e cuidado com a hidratação.

Yoga em dupla

Essa modalidade de yoga pode ser realizada entre casais ou amigos e, além de fortalecer a musculatura e promover consciência corporal e sentimental, promove compaixão e companheirismo. Alguns casais utilizam a yoga em dupla para fortalecer a relação e, ainda, melhorar a vida sexual.

Foto: © Nenad Aksic - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Os principais tipos de yoga e seus benefícios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade