Cirrose descompensada - Definição


Definição de cirrose descompensada

Uma cirrose descompensada é uma forma avançada de cirrose do fígado. É uma decomposição onde a adaptação dos mecanismos para compensar os efeitos prejudiciais de uma patologia já não são mais suficientes. A cirrose descompensada se apresenta sob uma forma evoluída de cirrose com sintomas importantes de insuficiência hepática, acumulação de líquido no abdômen (ascite) resistente ao tratamento, hipertensão da veia porta, varizes esofágicas responsáveis por sangramentos digestivos e encefalopatia hepática. Nesse estágio, o transplante hepático é altamente recomendado e, em geral, é a única solução para o tratamento do paciente.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 24 de outubro de 2017 às 13:47 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cirrose descompensada - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Colapso - Definição
Depuração de creatinina - Definição