Como fazer uma boa higiene bucal


Fazer uma higiene bucal correta e frequente é um dos passos essenciais tanto para se obter um sorriso bonito e atraente quanto para garantir a saúde dos dentes e do restante do corpo. Além da escovação e outros cuidados com os dentes, a higiene bucal compreende a atenção com a saúde das gengivas, língua e demais estruturas da boca. O simples ato de escovar os dentes corretamente é capaz de prevenir a ocorrência de uma vasta gama de doenças, como cáries e gengivite.

Saúde começa pela boca

Uma higiene bucal adequada contribui para manter nossa saúde e bem-estar. O cuidado dos dentes e gengivas é tão importante quanto o cuidado com qualquer outra parte do corpo. A saúde da boca e dentes está diretamente relacionada com o estado de saúde geral de uma pessoa. Além dos problemas que afetam as estruturas da boca, muitas doenças apresentam sintomas que se manifestam na boca. Por isso, o cuidado e o exame frequente desta região do corpo é fundamental.

Cuidados com os dentes

Dedicar alguns minutos do dia ao cuidado dos dentes evita a aparição de cáries e doenças da gengiva, algumas delas bastante dolorosas. Além disso, uma higiene dental adequada melhora a aparência da pessoa. O cuidado com os dentes também passa por ao menos uma visita anual ao dentista para que o profissional possa avaliar o estado de saúde bucal do paciente e recomendar algum tratamento médico ou estético caso seja necessário.

Dicas de escovação

A principal dica de escovação é a escolha da escova de dentes apropriada. Prefira sempre os modelos com cerdas mais resistentes. Na hora da escovação, que deve ocorrer após cada refeição e também ao acordar, faça movimentos repetidos sempre partindo da gengiva. Lembre-se de escovar a parte de trás dos dentes e a língua, muito importante para a saúde bucal. Por fim, use fio dental ao menos uma vez por dia para retirar restos de comida que se fixam entre os dentes. O uso de flúor é opcional e deve ser usado sob recomendação de um dentista.

Foto: © kurhan - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como fazer uma boa higiene bucal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade