Colite aguda: causas, sintomas e tratamento

Faça uma pergunta
A colite diz respeito a uma inflamação no cólon, região do intestino. Entre outras formas, a colite pode ser dividida em quadros agudos e crônicos. Neste artigo, veremos mais sobre a colite aguda.


Definição de colite aguda

A colite é uma inflamação da mucosa do cólon, uma das porções do intestino grosso. A colite é definida como aguda quando uma ocorrência pontual provoca o quadro inflamatório enquanto os casos crônicos são aqueles em que as causas e a inflamação se prolongam no tempo. O tratamento dos casos de colite aguda é geralmente mais fácil.

Causas

A colite aguda pode ter diversas origens. Em primeiro lugar, estão possíveis infecções virais, bacterianas ou parasitárias. A causa também pode ser o uso de antibióticos, laxantes e outros medicamentos, bem como a realização de tratamentos por radioterapia. Por fim, uma isquemia, ou seja, a diminuição da vascularização da parede intestinal, também pode provocar colite aguda.

Sintomas da colite aguda

Diversos sintomas podem fazer suspeitar de um quadro de colite aguda. São eles febre alta associada a casos de diarreia (acompanhada ou não de sangue), dor abdominal intensa local ou generalizada, perda de peso evidente, desidratação e fadiga.

Diagnóstico da colite aguda

O diagnóstico se baseia inicialmente na descrição dos sintomas pelo paciente. Caso suspeite de uma colite, o médico deverá na sequência prescrever exames de sangue, urina e fezes, além de complementá-los com exames de imagem (colonoscopia, por exemplo) para identificar possíveis inflamações no cólon ou em outras partes do intestino.

Tratamento da colite aguda

O tratamento é essencialmente medicamentoso. A medida inicial a tomar é controlar os sintomas, principalmente a dor. Nos casos de infecção, a identificação do agente infeccioso é fundamental para determinar qual tipo de remédio deverá ser usado. O paciente também deve passar por reidratação, em alguns casos por via intravenosa. Em certas situações, pode ser necessário um procedimento cirúrgico de retirada de parte ou todo o cólon.

Prevenção

Os principais conselhos de prevenção que são dados para limitar as crises de colite são limitar o consumo de pratos muito temperados, mastigar bem os alimentos, beber água em boa quantidade diariamente, evitar o estresse quando possível, comer em horários fixos e evitar medicamentos que irritam as mucosas intestinais, como laxantes.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também