Gonorreia - Sintomas, diagnóstico e tratamento

Novembro 2017

A gonorreia, denominada também de blenorragia, é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. É uma infecção dos órgãos genitais e urinários e é possível contraí-la por via vaginal, oral ou anal. A gonorreia é uma doença benigna se o tratamento for aplicado de maneira precoce e adequada. Caso contrário, há risco de complicações sérias à saúde do paciente.


Fatores de risco e prevenção

O sexo desprotegido, principalmente com parceiros que fazem parte de grupos de risco, são o principal fator de risco da gonorreia. Por conta disso, o uso de preservativos é a maneira ideal para se prevenir da gonorreia, assim como de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Sintomas da gonorreia

O período de incubação da bactéria causadora da gonorreia varia de dois a sete dias. Na maioria dos casos, principalmente entre as mulheres, a doença é assintomática. Quando ocorrem manifestações, as mais comuns são corrimento vaginal, dormência dos canais urinários e inflamação da uretra, colo do útero e reto.

Já entre os homens, os sintomas mais frequentes são sensação de queimação ao urinar, secreção de pus de cor branca ou amarelada pela uretra, dores nos testículos e coceira uretral.

Diagnóstico da gonorreia

O diagnóstico bacteriológico da gonorreia tem como objetivo identificar a presença do gonococo. Para tanto, é necessário recolhimento de uma amostra na uretra (para os homens) e no colo do útero (para as mulheres).

Tratamento da gonorreia

Por ser uma infecção bacteriana, o tratamento de gonorreia é feito a partir de antibióticos, seja por via intramuscular ou via oral.

Complicações da gonorreia

Se o tratamento não for realizado, a gonorreia pode desencadear, entre as mulheres, inflamações nas trompas de Falópio, condição que pode provocar infertilidade e aumentar os riscos de uma gravidez fora do útero. Entre os homens, o principal risco é de inflamação da próstata, que também é capaz de causar esterilidade.


Foto: © sharptoyou - Shutterstock.com
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por Pedro.CCM. Última modificação: 23 de novembro de 2016 às 13:50 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Gonorreia - Sintomas, diagnóstico e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.