Como fazer farinha de maracujá

A farinha de maracujá é um dos alimentos que têm sido cada vez mais introduzidos ao cardápio de pessoas que desejam perder peso, controlar taxas de colesterol e diabetes e saciar a fome.

Como fazer a farinha de maracujá

Para preparar essa farinha, você precisará de quatro cascas de maracujá, forno, tabuleiro e liquidificador. Comece retirando a parte branca das cascas e leve-as ao forno até que fiquem secas. Depois, bata tudo no liquidificador e guarde a farinha em um recipiente bem fechado.

Como consumir a farinha de maracujá

Você pode adicionar essa farinha às três principais refeições do dia. No entanto, seu uso deve seguir as recomendações de um nutricionista, que sempre deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta para perda de peso ou qualquer outro fim.

Tabela nutricional da farinha de maracujá

Uma porção de 20 gramas de farinha de maracujá industrializada possui apenas 20 calorias. Seu principal componente são as fibras alimentares, que possuem 12 gramas. Há também pequenas quantidades de carboidratos e proteínas (2 gramas cada). Por fim, a farinha de maracujá também tem 20 miligramas de sódio.

Benefícios da farinha de maracujá

A farinha de maracujá controla os níveis de açúcar no sangue, sacia o apetite, baixa o colesterol, reduz a absorção de carboidratos, combate a prisão de ventre e diminui a absorção de gorduras.

Farinha de maracujá emagrece

Uma das maiores características da casca de maracujá é a alta quantidade de fibras, já que ela chega a ter 10 vezes mais esse nutriente do que o suco feito com a polpa. Sua principal fibra é a pectina, que se transforma em um gel no estômago e traz diversos benefícios à saúde. Com ferro, cálcio, vitamina B3, potássio e fósforo, a farinha de maracujá ajuda a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade devido às suas fibras.

Como usar a farinha de maracujá para diabetes

A redução dos picos glicêmicos e da produção de insulina são alguns dos benefícios gerados pela farinha de maracujá, que ajuda a prevenir a diabetes. Pessoas que já têm a doença também se beneficiam de suas propriedades, que ajudam a baixar os níveis de glicose no sangue.

Farinha de maracujá para reduzir o colesterol alto

Uma dieta com farinha de maracujá ajuda a reduzir as taxas de colesterol e de triglicerídeos no corpo. O gel formado pela pectina, um dos compostos presentes nessa farinha, não só reduz a absorção do colesterol como também se liga a essa gordura, fazendo com que ela seja eliminada no fim da digestão.

Quanto ingerir de farinha de maracujá

O recomendado é consumir entre uma e duas colheres de sopa dessa farinha nas principais refeições, como almoço e jantar.

Foto: © MaraZe - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como fazer farinha de maracujá', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.